Nossas 16 fotos favoritas de 2017
Hoje a festa é sua e o flash é nosso
Publicado em 12/2017
O Instagram tem o Best Nine e a Globo, a retrospectiva apresentada pelo Sérgio Chapelin. A verdade é que no final de cada ano a gente gosta mesmo é de recapitular e relembrar tudo o que vivemos, bebemos, curtimos, aprendemos, sofremos e dançamos nos últimos trezentos e sessenta e poucos dias. E, olha, o menino 2017 teve foi coisa vivida!
Pra construir a nossa retrospectiva, pedimos a ajuda de todo o time pra votar nas suas fotos favoritas de 2017. Ao final da apuração, nossa equipe seríssima de auditoria (eu mesma, Bia Medeiros) chegou às 16 fotos que representam algumas das paradas mais maneiras e marcantes que eternizamos com luz. 16 é um número que não tem nenhuma razão ou justificativa especial, mas tem tanta coisa que não faz sentido nessa vida (tipo Temer presidente, macho querendo opinar sobre aborto e/ou o tamanho da minha saia, paulistas e as bolachas, crush que faz joguinho), porque nossa retrospectiva deveria ter algum, não é mesmo? Vida que segue, porque em 2018 tem mais, muuuucho mais!
"Não tenho muito o que dizer, acho que a foto já passa bastante emoção. Essa foi a vibe da galera no show do Kojey Radical, na I Hate Mondays #73. A Fosfobox em dias assim é memorável, e fico feliz de poder ter participado e contribuído com isso <3"
"Acho que em 2017 falamos muito de crescimento de ondas fascistas, é o ano dentro do golpe, muitas coisas muito doidas. É o ano de 20 anos do 'Sobrevivendo no inferno' (álbum do Racionais MC's). É o ano da explanação de vários artistas negros e várias artistas negras. É o ano que fomos a Angola e que mostramos Angola. E acho que Elza representa tudo isso. A pele preta, ser mulher, ter vindo do 'Planeta Pobreza', ter apanhado, ser a Mulher do Fim do Mundo num ano que foi meio que o Fim do Mundo. É essa a minha foto de 2017."
Francisco Costa @ Show d'A Mulher do Fim do Mundo, no Circo Voador
"William Basinski na Igreja da Lapa com certeza um dos momentos mais bonitos do Novas Frequencias 2017. Ele fez uma apresentação para os mortos. Tocou música para todos os entes queridos que foram. Pediu para que deixássemos os celulares de lado e que fechássemos os olhos para poder sentir a força. Acho que foi muito emocionante. Porque não é todo dia que você vai num show de música experimental numa igreja. Foi realmente muito maneiro. E a iluminação estava divina."
Francisco Costa @ Festival Novas Frequências
"Wobble 6 anos <> Uma festa que fez história na cidade. Feita por produtores conhecidos nossos. Responsável pela maior leva de gringos que curtimos e por side parties únicas na Vila Mimosa, na praia ou em qualquer lugar. Responsável por catequizar toda uma geração que ainda sente saudades dessa festa. Outra edição histórica que rolou no Ocupa Minc e que ficou nos nossos corações.
Nessa foto um casal dançando e curtindo, pra mim um dos momentos mais lindos."
Francisco Costa @ Wobble 6 Anos
"Melhor show do ano. Não preciso dizer de quem foi né?"
"Lançamento do (disco) 'Boogie Naipe', no Circo Voador. Foi um dos melhores shows da minha vida. Por mais que sejamos fortes, duros, o amor sempre vai nos amolecer, seja para o bem ou para o mal. Nunca vou esquecer disso. 2017 foi de muitos ensinamentos."
Lucas Sá @ Show de lançamento do álbum "Boogie Naipe", de Mano Brown, no Circo Voador
"Papito no mosh do Sepultura é uma das fotos que eu mais amei ter feito esse ano, mas o Rock in Rio tristemente cagou pra ela =( Hahaha Eu amei por ter sido MUITO rápido todo o acontecimento e eu acho que só eu peguei."
"Eu tava putasso por ter que fotografar da house mix, achei que não conseguiria uma imagem legal, mas Slash é Slash <3"
Diego Padilha @ Rock in Rio
"Show da Ana Cañas, no momento em que ela falava sobre a ditadura, essa tia começou a chorar. Muita coisa devia estar passando na cabeça dela naquela hora."
Diego Padilha @ Rock in Rio
"A pedido da Nina meto esse click primoroso do Ariel, que definitivamente é o meu 'retrato' pra vida. Melhor show, melhor vibe, melhores lembranças e melhor foto pra perfil. Tudo certin <3"
Diego Padilha @ Show do Baiana System no Rock in Rio
(Nota da editora: Padilha é o rapaz de expressão plácida logo acima do ombro/ bíceps do Russo Passapusso)
"Quando vejo essa foto, lembro desse show e dessa energia, do que significa a presença dessa banda no maior festival de música do Brasil. Quase toda a firma na grade, trabalhando junto, vibrando junto. Calhou certinho, tudo certinho mesmo. Até eu tô com uma câmera na mão! (N.E.: a Nina é da nossa equipe de Atendimento e, no caso, não costuma fotografar) Nessas horas penso que somos abençoados."
Foto de Ariel Martini
"O Brasil que deu certo."
Voto da Nina Lua, na foto que o Ariel Martini fez do Lucas Cellier @ Primeiro after do Rock in Rio, cujas fotos nunca serão divulgadas publicamente (desculpaí, gente, mas é que não tem como mesmo - o que aconteceu naquela casa, ficou naquela casa. E em nossos corações. E câmeras. E celulares.)
"Campanha da MCD Verão 2018, fotografada Califórnia adentro. É sempre muito maneiro fotografar com eles porque, além de terem se tornado grandes amigos, são tão sem noção quanto ao que fazer pela melhor foto quanto eu. Hahaha! Coloquei essa foto no esgoto do LA River para ilustrar, mas poderia colocar uma no mar morto de Salton Sea, numa cidade fantasma, num hidrante que tínhamos acabado de atropelar (...)."
Fernando Schlaepfer @ Campanha MCD Verão 2018
"Tava descendo do palco do Cage The Elephant pra fazer mais algumas fotos do pit, daí dou de cara com o Lars Frederiksen e fiquei meio sem reação. Meio, porque logo depois veio o Tim Armstrong e fiquei totalmente.
Sei lá que porra de cara de idiota que eu fiz parado ali deixando eles passarem, mas acho que ficou comovido e puxou papo: "Camisa maneira, brother". Eu tava com uma camisa véia do Social Distortion. Boa. "E câmera maneira também." A desculpa que precisava pra engolir a seco e pedir pra fazer um clique ali voando, e ele aceitou tranquilo. Tirou a boina pra mostrar a careca, mandou um sorriso e foi.
Daí agradeci, falei meia dúzia de bobagens, vi a foto e ficou uma bosta. Eu não fotometrei nem nada, tava nervoso real, bobão pra idade.
– Então, Tim, posso te pedir outra foto ou cê vai pedir pra eu ir me foder?
– Tranquilo! Na real, você pode fazer a foto enquanto eu mando você se foder, se você quiser."
Fernando Schlaepfer @ Pré-show do Rancid, no Lollapalooza
"Fiquei muito feliz com o convite (pra fotografar essa campanha) por todos motivos que envolvem – desde o designer da coleção ser um grande amigo e que eu toparia fazer mesmo se não tivesse curtido tanto a coleção (que, pra constar, tá bonita pra caralho) ao fato dele ser um puta fotógrafo e mesmo assim ter me chamado pra fazer essa campanha.
Deu tudo bem errado no dia das fotos, o plano era fotografarmos com o Sol nascendo, as fitas prateadas serviriam pra rebater a luz em rajada nos modelos e revezaríamos entre sombras bem definidas com fotos total no contra-luz. Daí fizemos no exato dia que entrou a frente fria de uma semana, ou seja: zero chance remarcar, mesmo que a equipe toda tivesse agenda, porque até o prazo de entrega o clima não mudaria nada. Então, lá fomos nós com o que tínhamos: o Sol não deu nem sinal de aparecer, não havia luz direta para rebater nas fitas – que estavam incontroláveis com a ventania –, a maré encheu até onde instalamos nossa base e molhou tudo, começou a chover (...). Aí o que sobrou foi: aceitarmos aquilo tudo, xingar Mercúrio retrógrado e / ou quem tava falando de porra de Mercúrio retrógrado, inventar outras soluções pras fotos e dale.
Derek, Rodrigo, Aline, Uyl e Artur, obrigado por aceitarem tudo rindo. Se todos perrengues da minha vida fossem assim eu aceitaria sem pensar duas vezes."
Fernando Schlaepfer @ Campanha da coleção de Derek Mangabeira para a Cerveja Praya
"O Carnaval tem esse poder de exagerar as coisas. Falsamente democrático e popular, Salvador combate a violência com mais violência, cegos ao que é o mais óbvio: é urgente combater as diferenças sociais, raciais e melhorar a educação. Se isso for feito, policial só vai pro carnaval se for pra foliar."
Ariel Martini @ Carnaval de Salvador
"Esse foi o meu nono Sónar Barcelona, o quinto ano como cobertura fotográfica oficial e segundo ano que consigo levar mais um hater comigo. E ano que vem tem mais, claro."
Ariel Martini @ Sonár Barcelona