O Melhor Guia do Carnaval do Rio de Janeiro 2018
Porque nem só de Banda de Ipanema e Cordão do Bola Preta vive a folia carioca
Publicado em 02/2018
Os blocos estão na rua, no Instagram nasce uma marca carnavalesca por hora e o glitter já está em falta no Babadão da Folia. O carnaval está entre nós.
E para que todo mundo tenha a melhor e mais incrível experiência carnavalesca neste 2018, preparamos uma série de guias da folia de várias cidades do país, com a curadoria de especialistas do confete e da serpentina, foliões dedicados que sabem tudo de seus respectivos barracões.
Já falamos de Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e hoje é a vez do nosso Rio de Janeiro. Nem só de Sapucaí, Banda de Ipanema e Cordão do Bola Preta vive a folia carioca, e a Nina Cohen sabe muito bem disso. Nossa informante da vez é ex-flash hater, se jogou na folia de rua há alguns anos e de lá nunca mais saiu - que nem o glitter que fica pra sempre grudado nos nossos lençóis e toalhas.
O que? Os blocos em Paquetá
Quando? Vários dias
Onde? Na ilha de Paquetá
Por que é imperdível? Poucas experiências superam a euforia de atravessar a Baía de Guanabara a bordo de um bloco flutuante. A folia começa ainda na estação das barcas, na Praça XV, adentra a embarcação, que vai em festa durante todo o trajeto (que dura mais de uma hora), e atinge o clímax na Ilha de Paquetá. O Pérola da Guanabara sai, geralmente, uma semana antes do sábado de carnaval (dia 03/02). Já o Boto Marinho, em 2017, saiu quase duas semanas depois do carnaval, num domingo. Fiquem ligados nas páginas deles no Facebook, linkadas aqui.
O que? Technobloco
Quando? Só o Rei Momo sabe
Onde? Geralmente, pelo centro
Por que é imperdível? Não toca techno, mas dá uma onda braba. A banda de fanfarra costuma ensaiar dando umas corridas e quem pretende acompanhar o pique também precisa intensificar o cardio. Tênis são recomendados. É que os músicos gostam de fazer a galera abaixar, constroem um suspense, a música vai subindo e, de repente, apontam pra uma direção e saem correndo. Ano passado, no domingo pós-carnaval, teve até invasão do Sambódromo da Marquês de Sapucaí e do Túnel Rio450.
O que? Minha luz é de LED
Quando? 08/02, à noite - e madrugada adentro
Onde? Centro
Por que é imperdível? Um bom esquenta pro fervo que virá, na quinta-feira pré-carnavalesca (08/02), sempre à noite. O dress code que faz a diferença: todo mundo usa luzes de LED na fantasia. O local exato ainda não foi definido e só será divulgado horas antes do bloco ganhar a rua, mas é sempre nos arredores do centro da cidade. Fica ligado na página deles no Facebook e naquele grupo de amigos foliões no zap.
O que? Os blocos tradicionais
Quando? De 10/02 a 13/02
Onde? Avenida Chile, no Centro
Por que é imperdível? Em 2017, pela primeira vez os blocos de embalo e enredo desfilaram na Avenida Chile, no Centro. Em 2018, os desfiles serão por lá de novo. É parada obrigatória pra quem tá a fim de viver um pouco do Carnaval de rua tradicional, já que Cacique de Ramos, Boêmios de Irajá e Bafo da Onça desfilam. A avenida recebe também os blocos afro e de frevo. São mais de 40 grupos em quatro dias de carnaval, de sábado a terça-feira de carnaval.
O que? Selvagem
Quando? 10/02, às 17h
Onde? Local será enviado por e-mail no dia da festa
Por que é imperdível? A Selvagem é uma das melhores festas de música eletrônica nesse Brasilzão, com a camada de vibe carnavaçesca e, ainda por cima, entrada gratuita, fica ainda mais especial. A galera promete nove horas de festa com DJs convidados, começando na tarde do sábado de carnaval atéééé a madrugada de domingo. Tem que ter disposição. O local do fervo vai ser enviado por e-mail às 6h do dia 10/02 para quem se inscrever no mailing, através deste link.
O que? Esbarrar em um bloco sem querer e esse ser o melhor rolê do Carnaval
Quando? Qualquer dia
Onde? Pra onde a folia te levar
Por que é imperdível? É difícil controlar a FOMO (Fear of Missing Out) no carnaval de rua do Rio. Tem sempre uns cinco blocos incríveis rolando ao mesmo tempo. A dica (além de fazer uma planilha) é não ficar noiado sobre as farras que perdeu e se entregar às que rolaram. Portanto, se encontrar uma aglomeração interessante no meio do caminho, entre um rolê e outro, embarque. Provavelmente esse será o melhor agito do seu carnaval. Despretensão é a alma do negócio.
O que? Cordão do Boi Tolo
Quando? No domingo de Carnaval
Onde? Nem o Google Maps Localiza
Por que é imperdível? "Onde tá o Boi Tolo?" não é a frase-símbolo do carnaval de rua do Rio à toa. O bloco carrega o espírito da festa carioca: anárquico e incansável. O cortejo começa sempre no domingo de carnaval, às 7h, e só acaba quando termina. Em 2017, cinco boiadas partiram no mesmo horário de cinco lugares diferentes do Rio ou Niterói. Encontraram-se sob os Arcos da Lapa e seguiram rumo ao fervo infinito. Há rumores de que foram vistos na manhã seguinte, no Arpoador. Agora, pra saber onde tá o Boi Tolo, não há meios oficiais. Aciona os contatinhos.
O que? Bloquete
Quando? 11/02, domingo de Carnaval
Onde? A definir
Por que é imperdível? Se tá foda ouvir "Você pagou com traição / A quem sempre lhe deu a mão" pela milésima vez, vale sair pela tangente das marchinhas e ir pro Bloquete. Domingo de carnaval, no fim da tarde. O local varia… Então fica ligado no Feice.
O que? I Hate Mondays
Quando? 12/02
Onde? Fosfobox
Por que é imperdível? Porque já é tão tradicional quanto as promoções de latões de cerveja no meio do bloco. E toda segunda-feira de carnaval a festa da firma tem uma pitada a mais de gostosura: é à fantasia. É carnaval, minha gente, não dá pra bobear e perder a oportunidade de se fantasiar nem por um segundo! O line-up ainda não tá fechado, mas será divulgado na próxima semana, na página da festa no Facebook. Aliás, já deu seu láique?
O que? Amigos da Onça
Quando? 14/02, às 7h
Onde? Praia do Flamengo
Por que é imperdível? Um dos blocos mais queridos do carnaval carioca tem dresscode bem definido: estampa de onça dos pés a cabeça e em todas as cores e texturas possíveis. A galera costumava desfilar na madrugada da terça-feira de Carnaval, com local divulgado em cima da hora, mas neste ano entrou na agenda oficial da prefeitura do Rio e já tem data e local definidos: quarta-feira de manhã, na Praia do Flamengo. A expectativa é reunir cerca de 20 mil pessoas!