O Melhor Guia do carnaval de Salvador 2018
Sem modéstia mesmo, palavra de profissionais da folia
Publicado em 01/2018
Nem adianta falar que ainda é janeiro. Os blocos estão na rua, no Instagram nasce uma marca carnavalesca por hora e o glitter já está em falta no Babadão da Folia. O carnaval está entre nós.
E para que todo mundo tenha a melhor e mais incrível experiência carnavalesca neste 2018, preparamos uma série de guias da folia de várias cidades do país, com a curadoria de especialistas do confete e da serpentina, foliões dedicados que sabem tudo de seus respectivos barracões.
Começamos com a Mariana Farias, baiana de Salvador que fica com os olhinhos brilhando e o sorriso do tamanho da cabeça toda vez que escuta a palavrinha mágica "carnaval".
Pagar centenas de dinheiros para passar o carnaval em Salvador de abadá em abadá é tão 2005! Pagar o dobro para curtir o feriado longe da rua, então... nem se fala! Do que adianta ir para a maior festa do planeta e não sentir a energia da cidade, da rua, do povo?
Pois venha comigo aqui pois eu vou te mostrar que é possível aproveitar cada centímetro dessa festa sem pagar caro e se apaixonando ainda mais por Salvador e tudo de maravilhoso que nós temos para oferecer!!
PRÉ-CARNAVAL
O que? Festa de Iemanjá
Quando? 02/02
Onde? Rio Vermelho
Por que é imperdível? Não é carnaval, mas é carnaval! Como as comemorações carnavalescas este ano estão coladinhas com o dia da mãe das águas, colocamos a festa da Rainha na programação, sim. Durante todo o dia o bairro do Rio Vermelho recebe centenas de pessoas vestidas de branco e azul para saudar a orixá, lhes oferecendo flores brancas. A rua é tomada por palquinhos improvisados com vários shows e festas.
O que? Habeas Copos
Quando? 02/02
Onde? Barra
Por que é imperdível? O Bar mais tradicional do bairro da Barra sempre dá largada à folia em dois dias antes do início oficial do nosso carnaval. Traz e revive o carnaval das marchinhas há 40 anos. Este dia a rua já está entrando em comunhão com a energia da maior festa do planeta.
O que? Fuzuê e Furdunço
Quando? 03 e 04/02
Onde? Barra/Ondina
Por que é imperdível? Este projeto traz novos e maravilhosos artistas ao circuito um final de semana antes dos festejos oficiais do carnaval. O Fuzuê (dia 03/02, às 15h) traz atrações de percussão e sopro e vale para quem quer assistir aos desfiles das manifestações culturais da Bahia. O Furdunço (dia 04/02, às 15h) traz as bandas mais queridas da nossa Bahia. A dica é chegar cedo, escolher o trio que vai seguir, estar preparado fisicamente e bem hidratado, porque comprar água nesse circuito é impossível.
Quem toca no Fuzuê? Mundo Negro, Maracatu Santo Antonio, Malê de Balê, Caretas de Cairú
Quem toca no Furdunço? Attooxxaa, BaianaSystem, Bailinho de Quinta, Marcia Castro, Pedro Pondé, Peu Meurray, Alavontê, Armandinho, Dodô e Osmar
O que? Pipoco
Quando? 6 de fevereiro
Onde? Barra/ Ondina
Por que é imperdível? É a abertura da abertura do carnaval e quem toca é o LÉO SANTANA. Esta é a chance de entender de uma vez por todas que o nosso pagodão não é axé. A partir das 20h ele vai fazer você sambar groovando até o Farol da Barra, onde o ALOK te espera na torre eletrônica.
O que? Habeas Copos
Quando? 07/02
Onde? Barra
Por que é imperdível? Esse é segundo dia do bloquinho do Habeas + um sem número de bloquinhos composto por associações de moradores, universitários e quem mais quiser colocar seu bloco na rua. Já é carnaval!
CARNAVAL 2018
De 8 a 14 de Fevereiro
Todo ano, montar esse esquema de carnaval alternativo depende da publicação da programação oficial da folia, que até este presente momento que eu escrevo, não saiu. Portanto é inevitável ficar de olho no portal oficial (clica aqui) para saber os dias, atrações e circuitos que você quer curtir. Mas aqui eu deixo um apanhado do que merece a sua atenção na hora de montar seu roteiro dos dias oficiais do Carnaval:
- No primeiro dia de carnaval (08/02), na Barra, sai o único bloco do circuito pro qual os foliões vão fantasiados. É o bloco d’Os Mascarados, que todo ano traz um artista convidado. O bloco não tem cordas e é o maior do circuito. Entendam que em Carnaval de abadá, ter um dia para se fantasiar é simplesmente mágico e é por isso que este bloco vale a pena.
- No restante dos dias, é indispensável ficar de olho nas atrações que têm ao lado as palavras “PIPOCA” ou “SEM CORDAS”, que são as atrações gratuitas. Daniela Mercury, Saulo, Psirico, Harmonia do Samba e Timbalada são atrações que valem a pena para quem quer curtir um axé e pagodão da terrinha.
- É indispensável ficar de olho também nos blocos afro que desfilam no Campo Grande. Ilê Ayê, Munzenza, Filhos de Gandhy, Olodum, Cortejo Afro e tantos outros que farão você se arrepiar de emoção ouvindo músicas de resistência do povo negro da cidade mais negra fora da África.
- E, aproveitando a ida para os blocos afro, desce a Avenida Sete, aproveita um showzinho no palco da praça Castro Alves e sobre para o Pelourinho. Lá, as praças e ladeiras lhe reservam surpresas que a prefeitura ainda não disponibilizou, mas que né... A gente fica ansioso!
E por último, mais não menos importante, minhas dicas básicas pra quem é marinheiro de primeira viagem nesse circuito alternativo:
• Alongue o quanto puder. Estar fisicamente preparado é importante porque o carnaval faz 10 km parecerem 20 km.
• Circular entre os três principais circuitos (Barra/Ondina – Campo Grande – Pelourinho) é só a pé. Não vale a pena pagar R$ 25 de moto táxi só para subir uma ladeira, a não ser que seja um programa realmente imperdível. Minha dica é: escolha um circuito por dia para não ficar com as pernas dormentes no dia seguinte e perder um dia de folia.
• Fique de olho na hora da saída do trio e não se atrase, porque ele não espera por você.
• Tudo o que você precisa levar tem que caber numa doleira. Esqueça bolsinhas, mochilas ou pochete porque tudo isso vai te incomodar. Dinheiro, cartão, documento com foto e celular é suficiente. E se puder enrolar tudo num saco plástico, melhor ainda - se chover, não molha.
• MULHERES: fiquem atentas a tudo! Cuidado com o Filhos de Gandhi, com As Muquiranas (blocos extremamente masculinos e com tendências fortes a abusos), com ruas desertas, com táxis e uber... TUDO! Se sentir que está em perigo, procure outras mulheres que possam te acompanhar até que você resolva suas questões.
• Hidrate-se, não compartilhe bebidas ou quaisquer outras coisas com estranhos a não ser alegria.
Bom, é isso. Se precisar tirar dúvidas e eu puder, tamo aí! Só falar comigo lá no @marifarias.