Quando animações não falam só de peixinhos perdidos
"Tailor", digirido por Calí dos Anjos, mistura ficção e realidade para falar abordar a representatividade trans
Publicado em 04/2017
Nossa relação com animação e quadrinhos geralmente começa quando ainda nem sabemos o que são animação e quadrinhos, são só aqueles desenhos coloridos que se mexem (ou não) pra nos distrair quando nossos responsáveis precisam que fiquemos quietos. Mas animações e quadrinhos também podem despertar uma vontade incontrolável de falar sem parar, além de conseguir traduzir o que rola em uma imaginação sem limites - e foi isso o que o trabalho do cartunista Orlando Tailor fez com Calí dos Anjos, suas ideias fervilharam.
O resultado está no curta-metragem "Tailor", dirigido por Calí, que mistura animação e ficção para contar a história do cartunista trasngênero e das pessoas desenhadas por ele.
"Eu conheci o trabalho dele quatro anos atrás, quando eu tinha acabado de me entender como trans procurava mais informações sobre pessoas trans. Ele aborda questões que envolvem o universo de diversas minorias e também noticia casos esquecidos pela mídia. Ele me conquistou, porque eu não conhecia pessoas trans brasileiras que produziam. Me interessou muito o desenho em vetor e esses temas. Ao mesmo tempo que é uma linguagem pop, os cartuns têm um vínculo forte com a realidade", comenta Calí, que é a primeira pessoa trans a ganhar um edital público de audiovisual no Brasil, em uma chamada da RioFilme, que reuniu mais de 200 curta-metragens cariocas e contemplou 10 projetos.
O filme, produzido pela Suma Filmes, mostra diversas pessoas trans e aspectos diferentes da história de cada uma delas, que se cruzam com as trajetórias de várias pessoas que estavam por detrás das câmeras. "Tailor" conta com nove pessoas trans na ficha técnica, desde a trilha sonora, personagens até a direção de Calí - que, aliás é editor de vídeo aqui do I Hate Flash <3 #FirmaCoruja.
"Acho que esse filme foi bom para eu concretizar, pelo menos uma vez, minha vontade de dar prioridade para minorias na hora de escolher a equipe. Eram nove pessoas trans trabalhando, contando com os personagens, acho importante nosso protagonismo na nossa própria luta. Sempre aconselho pessoas cis que querem trabalhar o tema a contratarem pessoas trans e, de preferência, que elas sejam 'cabeças' dentro do projeto. É importante ocuparmos esses espaços e contarmos nossa própria história, além de dar oportunidades para uma parte da população que é muito marginalizada", pontua Calí.
A primeira exibição de "Tailor", antes do curta estrear em festivais, rola na próxima terça-feira (11), às 19h, no Território Inventivo, no centro do Rio, como parte do projeto "Curta na Central", da Mídia Ninja. E quem Calí quer que esteja lá para assistir? Geral!
"Quanto mais gente assistir melhor! Eu quero jogar ele na internet assim que essa fase de festivais terminar - infelizmente, os festivais não permitem que você inscreva o filme se ele estiver com link aberto. Meu objetivo é tentar fazer de forma audiovisual o que o trabalho de ilustração do Tailor já faz: levantar temas tidos como tabus, denunciar violências, e unir pessoas trans e outras minorias", finaliza. Nos vemos lá? Os detalhes estão no evento do Facebook, aqui neste link.
__
Ficha técnica:
Direção: Calí dos Anjos
Produção Executiva: Bia Medeiros
Direção de arte, animação e storyboard: Raissa Laban
Roteiro: Debora Guimarães e Calí dos Anjos
Participação no roteiro: Letícia Simões
Direção de Fotografia: Bia Marques
Assistente de Câmera: Cauê Monteiro
Figurino: Daniela Avellar
Técnico, mixagem e edição de som e ruidagem: Gustavo Ruggeri
Edição: Vinicius Nascimento
Colorização: David Argentino
Ilustração: Stephany Trindade e Jonathan Menezes
Participação na ilustração: Camila Fernandes, Nicole Schlegel, Sarah Karine, Calí dos Anjos, Alexis Auler, Marina Ávila, Caio Santos, Orlando Tailor, Andrea Garcia, Felipe Pinheiro Araujo, Raissa Laban, Claudia Bolshaw (coordenadora N.A.D.A PUC-Rio), Lara Pogrebinschi, Marina Barrocas, Mei Klein, Bruno Biolchini, Matheus Amorim, Melissa Matos e Isabella Guaríglia
Animação: Raissa Laban
Participação na animação: Bê Leite, Vivian Lameu, Thiago Macedo, Marina Ávila, Rafael Drelich e Hugo Benchimol
Trilha musical: Natalia Carrera
Libras: Alessandra Ramos
Finalização: Bê Leite e Raissa Laban
Ator (filho): Nico Silva
Apoio: N.A.D.A PUC-Rio
Patrocínio: RioFilme