SEMIÓTICA DO SERTÃO
Um retrato da realidade do sertão da Paraíba
Publicado em 04/2021
Oi, eu sou Jefte, designer gráfico, nordestino e novo na firma. Vim trazer um dos meus primeiros projetos fotográficos/gráficos, realizado em 2018, quando não existia nem cheiro de pandemia.
Ele veio inicialmente pela necessidade de criação de um TCC, onde a ideia era trazer as coisas que eu estava mais empolgado em estudar naquele momento: cores e fotografia. A real é que eu queria fotografar, colocar em prática o que eu estava estudando sobre teoria das cores, color grade, mas não podia ser só um álbum fotográfico. Por ser um curso de Design Gráfico, o TCC exigia que eu trouxesse mais de uma vertente do que vi no curso, daí que veio a ideia de usar diagramação pra compor o projeto. Então, criei um fotolivro, onde as imagens eram acompanhadas por poesias de autores nordestinos e algumas delas foram inspiradas nesses poemas.
O objetivo era apresentar a realidade, condições de vida e dificuldades que as famílias do interior enfrentavam naquele momento (e hoje até mais, por conta da pandemia), como a falta de água, de saneamento básico e transporte. E mesmo com toda essa carência pelo básico, elas me receberam com muito acolhimento e carinho, como se me conhecessem há um tempão.
Tracei no maps uma das rotas pro interior da Paraíba, e com câmera e duas lentes emprestadas, fui fotografando (às vezes parando) até onde o primeiro tanque cheio do Uno mille deu pra chegar. Depois de quase 300km rodados passei por várias cidades como Campina Grande, Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras e Pocinhos.
Foi um rolê inesquecível em que pude vislumbrar uma realidade totalmente diferente da minha, muitas pessoas vivendo numa terra árida, cheias de dificuldades, mas com sorrisos que atravessam a alma e alcançam o coração. Ouvi tantas histórias, algumas até internacionais, vividas por gente ansiosa pra contá-las, demonstrando muita alegria e vontade de viver.
Numa realidade tão diferente, vivendo com tão pouco, eles me deram uma verdadeira lição de humildade, gratidão e de onde a felicidade realmente está.