O Bloko monocromático da Selfie
Coletivo artístico faz editorial exclusivo com Converse e Starter pra gente entrar no clima da festa
Publicado em 07/2017
Se tá no dicionário e até a sua avó tá familiarizada com a palavra, é real. Estamos falando da famigerada “selfie” – e atire o primeiro smartphone sem câmera frontal aquele que nunca tirou uma. Em São Paulo, Selfie virou sinônimo de coletivo criativo e festa divertida - que, é claro, rende muitas selfies.
Da necessidade coletiva para formulação de um produto cultural, cinco amigos juntaram o visual ao auditivo e, através das redes digitais, puderam pôr em prática Selfie, que definem como festa-coletivo. No time, estão um fotógrafo, um designer, uma DJ e artista plástica, um DJ e produtor musical e uma social media, profissionais de ramos complementares para a criação de um coletivo artístico.
“Não temos um criador, temos vários. Todo mundo ajuda em tudo: desde o click à última edição de imagem. Isso que torna nosso coletivo coeso, por ter diferentes profissionais de diversas áreas”, defendem.
Na Selfie, o público e a crew de produtores são uma coisa só e participam ativamente da construção da noite. E tudo está intercalado com o contexto das plataformas digitais e com a relação e identificação que as pessoas têm com a produção de imagens – muitas vezes, mais importante do que o entretenimento em si. Mas, na verdade, a ideia é unir o útil ao agradável.
“Quando falamos pela primeira vez em fazer uma festa, já estava no nosso subconsciente que a gente não queria fazer apenas uma festa, e fazer por fazer. A gente já estava pensando em fazer algo atrevido, mexer com instalações e ações que possam se destacar no nicho de eventos que nós estávamos acostumados a trabalhar”, explicam.
Cada edição tem um tema, que é ambientado e estimulado através de instalações artísticas, que, inevitavelmente e propositalmente, viram cenário pras selfies. De vez em quando, as fotos na pista são, inclusive, reveladas na hora e passam a fazer parte da cenografia.
O tema da próxima edição, que rola de graça neste sábado (29), no Disjuntor, é Block Party. Como isso vai ser traduzido artisticamente, é surpresa total – até pra gente. Mas já dá pra ter um gostinho com esse editorial especial que eles produziram com peças exclusivas da Starter e da Converse, clicado no bairro da Mooca, em São Paulo, e no Nos Trilhos, um antigo cemitério de trens. Deixamos aqui uma dica: looks monocromáticos são uma regra para o coletivo e para quem mais quiser aderir.