Retrospectiva Meca '11 - '14
Uma história de amor
Publicado em 01/2015
Em 2011, quando estávamos começando nossas turnês caçando festivais, ficamos sabendo dessa galera em Porto Alegre, um povo descolado local, que resolveu juntar duas das bandas gringas mais interessantes do momento em um festival na beira da praia. Era exatamente isso que estávamos tão ansiosos pra achar fora do país, produções independentes, pequenas, em locações incríveis, pra registrar before it was cool.
Galeria:
Meca Festival 2011 - 29/01/11 @ Praia de Xangri-lá / RS
Como toda boa aventura, essa começou sem qualquer preparo prévio. Cheguei na rodoviária de Porto Alegre sem saber para onde estava indo ao certo, sem ter onde ficar, com todas as infos em um celular prestas a acabar a bateria. Conheci um pessoal bem informado no caminho, consegui achar uma pousada logo na saída do ônibus, e os dias estavam lindos para caminhar pela praia até o lugar do festival.
Em seguida, shows históricos do Vampire Weekend e do Two Door Cinema Club. Hits frescos, bandas à beira da explosão pro mainstream, mas ainda com aquele quê gostoso de ‘cena alternativa’. No festival ainda vi e conheci o pessoal do Wannabe Jalva e do Copacabana Club, uma história de amor que só cresceu desde então. Foi lá também que comecei a trocar figurinha com o pessoal da Slash Slash, responsável pelo festival e por tantas outras atividades iradas em PoA.
Em 2012, o amor aumentou ainda mais. O festival mudou para o sítio onde ocorre até hoje, aquele visual perfeito, os clubinhos, a piscina, o clima de festa de família. Fui com os já amados da revista Noize, dessa vez já com mais intimidade e acesso, me senti ainda mais em casa. As fotos passearam bastante, virando, dentre outros destaques, capa da revista Void (foi também por lá que começou nossa história com eles, olha só!).
Galeria:
Meca Festival 2012 - 28/01/12 @ Maquiné | RS
Mais uma vez, lineup puta fresco, curadoria linda, com artistas relevantes, beirando crescer para o mainstream. Mayer Hawthorne no auge do seu disco mais famoso, The Rapture um pouquinho depois de se tornar referência em tudo que era festival gringo, e o CSS explosivo, reaparecendo pela primeira vez logo após a mudança de integrantes.
Viramos clientes fiéis. Mais que isso, em 2013 também viramos fotógrafos oficiais, e finalmente fomos em bando. Aquele ano foi inacreditável: além de apresentar mais uma leva de artistas frescos (o Holger, Citizens, Friends - que fez o show mais épico do Meca até hoje, Dragonette, Flight Facilities), nós estávamos agora rodeados de amigos. O festival nunca pareceu tão familiar. Fomos (literalmente) os últimos a sair do sítio, até estarmos em um estado sóbrio o suficiente para dirigir até Atlândida.
Galeria:
Meca Festival 2013 - 26/01/13 @ Maquiné | RS
Não bastasse acontecer uma vez por ano, o Meca começou a fazer mini eventos ao longo do ano. Não bastasse o Void Hotel ser uma das festas mais estrondadas do rolê em Porto, ainda fizeram um Mini Meca lá dentro, com o Copacabana Club, Bonde do Rolê, e a Aldo. Foi mais uma daquelas histórias que só estando lá.
Galeria:
Mini Meca - 17/08/13 @ VoidHotel | Gramado, RS
Em 2014, a coisa cresceu ainda mais, e nós viramos atração do festival. Em parceria com a Adidas Originals nós assumimos um clubinho, uma das casas onde rolam música e entretenimento jovem a noite inteira, em paralelo aos shows. Foi um estouro. Fomos em grande número, alugamos um motorhome, passamos três dias por lá curtindo até a última energia se esvair.
O lineup também veio recheado. Friendly Fires com aquele show que nunca cansa, Charlie XCX prestes a se tornar uma estrela do pop, os fofos do Savoir Adore, e uma seleção linda das melhores atrações brasileiras possíveis: os transantes Rio Shock, Thiago Pethit, Copacabana Club e o Bonde do Rolê.
O festival nesse ano ainda ampliou para o Rio e para SP, nossas casas. Óbvio que a gente iria participar, fotografar, registrar, zoar junto. E foi lindo, óbvio.
Galerias 2014:
Warmup Porto Alegre | Festival em Porto Alegre | Rio de Janeiro | São Paulo
Esse ano a gente volta, como não poderia deixar de ser. Voltamos quantas mais vezes forem rolar, em quantas cidades forem realizados o Meca. E como todo ano, a gente volta com mais força. Dessa vez com clubinho nas três cidades, com parcerias marcadas com a Skol e com a Flag, e um bilhão de fotos prometidas.
Assim, fica a dica.