Relato de Quarentena #5
Maternidade em quarentena por Letícia Machado
Publicado em 07/2020
13/03
Site do colégio > Avisos e circulares > COMUNICADO URGENTE
“De acordo com o decreto do governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, as aulas ficarão suspensas no período de 15 dias a partir do dia 16 de março. Para melhores informações, aguardar um novo comunicado pelo site e redes sociais oficiais do colégio.”
Oi!? (fase 1)
Ok, estão antecipando as férias de julho? Eita, tem que avisar pro pai, que mora em outro estado, que a criança não vai mais em julho, mas tá de férias agora. Eita, mas o pai estava com passagem comprada pra vir passar o próximo fim de semana com a criança. Será que ele já não leva a criança agora? VOOS CANCELADOS. Eita, o pai não vem mais. Peraí! NÃO SÃO FÉRIAS! Não dá pra levar no cinema, no museu, no teatro. Somos só nós dois mesmo esses 15 dias trancados em casa. Segura na mão de deus e vai.
Imprime 437 folhinhas de atividades educativas. Explica a quarentena para a criança. Cria 183 brincadeiras para fazer em casa. Ensina sobre o vírus para a criança. Pesquisa 798 receitas fáceis que a criança pode participar. Explica tudo de novo e tenta tranquilizar a criança (mesmo você não entendendo nada e muito menos estando tranquila). Tira aquele imagem&ação e aquele quebra-cabeças de 1.000 peças com cheiro de mofo e caixa se decompondo do fundo do armário. No 11º dia a criança diz que vai te matar porque você é muito chata e só fica mandando fazer as coisas e “por quê meu pai não veio pra gente ir no cinema ver o filme do sonic como tinha combinado?” AAAAAAAAAHHHHH VÔ SURTÁ SOROCO!!!
Respira! (fase 2)
A escola avisa que vai ficar fechada por mais 15 dias, claro que você já não acredita mais nisso.
Pede penico.
Procura rede de apoio, tudo vó e tia véia, todo mundo grupo de risco, fudeu.
Avião não tem, mas carro pode. Enfia o apartamento inteiro na mala e bora pra casa do pai.
Ok, a criança acalmou.
Divisão de tarefas, ótimo. Um com a criança, o outro com a casa, reveza, ótimo.
02/04
Site do colégio > Avisos e circulares > Quadro de horários das vídeo aulas
Olá queridos responsáveis e alunos,
Esperamos que todos estejam e bem e se cuidando.
Amanhã é um dia muito feliz para todos nós, porque estaremos juntos na plataforma!!
Façam tudo com calma e atenção!
Vídeo aulas com professores que não tiveram nenhum tipo de preparo pra isso. Plataforma cheia de bug que parece que foi o sobrinho do prefeito que fez. Virar professora de alfabetização sem noção alguma de pedagogia ou métodos de ensino.
Bora.
Tudo sob controle. Criança adaptada aos horários da aula online. Já dá pra voltar pra casa.
No 3º dia você já é a bruxa de novo porque ele queria ter ficado na casa do pai.
Foda-se. (fase 3)
Esquece folhinha de atividade. Esquece brincadeira. Esquece receita. Esquece montar rotina. Só respeita o horário da aula, por favor, de resto, foda-se, faz o que quiser. Quer passar 18h por dia vendo tv? Passa! Quer ficar 2 dias sem banho? Fica! Quer iogurte pro café, almoço, lanche e janta? Toma!
Até aqui as fases duravam 15 dias, mas o foda-se não dá, né, gata. Chama abandono de incapaz isso aí. Com uns 4 já tá bom de pular pra próxima.
Beleza, já acalmou? (fase 4)
Vamos lá então. Monta um quadrinho de horários com tempo pra brincar várias vezes por dia, tempo para fazer as tarefas da escola, horários certos pras refeições, limite de horário para deitar.
Tá tudo bem... de verdade! Dá até pra fazer receita, folhinha de atividade e brincar. Eita, que bacana, que paz de espírito. Vou aproveitar que a criança dormiu pra fazer as coisas que eu gosto de fazer sozinha, ler um livro, tomar um banho fervendo interminável, assistir filmes e séries. Eita, o sino da igreja e a alvorada dos bombeiros? Já são 6 da manhã? Ainda bem que a criança não é de acordar muito cedo, ainda vou poder dormir umas 4 horinhas. Tomara que essa fase dure pra sempre, já passamos dos usuais 15 dias das fases iniciais. A criança já reconheceu que fica tudo melhor assim, vai manter. Dane-se se há um mês tenho dormido menos do que quando ele nasceu. Tá tudo bem!
05/06
Site do colégio > Avisos e circulares > Primeiro acesso à plataforma Edutt
Prezado (a) Estudante,
O colégio está sempre se reinventando para oferecer o melhor a você. Por isso apresentamos a plataforma Edutt que, além de ser dinâmica e responsiva, conta com as ferramentas Google for Education. Juntos, vamos proporcionar a você uma experiência incrível durante as aulas.
Tava bom demais pra ser verdade. (fase 5)
PRA QUÊ, GENTE?
Trocar de plataforma? Sério, escola? Depois que finalmente conseguimos nos entender com os bugs da outra, nos adaptamos aos horários... Afff, será que vai ser melhor mesmo? Hein? Não tem mais vídeo gravado? É tudo ao vivo? Poxa, mas aí caga com a rotina q tava certinha já. Ah! Agora as crianças vão ter contato ao vivo com os professores de todas as disciplinas e não só a Tia principal da turma? Ok, isso é uma novidade boa. Oi? Vai ser no horário normal do colégio? Mas gente, se antes que era 1h só a criança já aloprava, nunca que ele vai ficar 4h nessa aula. O QUÊ? Tem que usar UNIFORME? Teu cú!
Poxa, escola, já que tão se recusando a dar desconto na mensalidade, então pelo menos usa esse dinheiro pra investir nos professores, melhora a internet deles, dá uma capacitação pra criarem conteúdo online em vez de ficar gastando com plataforma.
“Boa tarde turminha 14, a tia quer que agora vocês peguem o caderninho e façam o cabeçalho. Escreve o nome da escola, a data e o nome de vocês.”
“Tia, o que que é pra fazer?”
“Oi, João, a tia pediu pra pegar o caderno e fazer o cabeçalho.”
“Tia, o que que é pra fazer?”
“Oi, Duda, a tia pediu...”
“Tia, o que que é pra fazer”
“Tia, mas é no caderno ou numa folha separada?”
“Tia, já acabei, é pra fazer o que agora?”
“Eu ainda não falei a tarefa, por enquanto é pra fazer só o cabeçalho”
“Tia, minha internet caiu, voltei agora, o que que é pra fazer depois do cabeçalho?”
“Gente, todo mundo desliga o microfone agora, por favor. A tia estava explicando o que era para fazer, mas se vocês ficarem ligando o microfone ao mesmo tempo, ninguém vai conseguir ouvir. Todo mundo prestando atenção. É pra pegar o caderno e escrever o cabeçalho, depois que todo mundo tiver terminado, a tia diz qual a tarefa.”
“Tá bom.”
“Tá bom.”
“Tá bom.”
“Tia, o que que é pra fazer?”
AAAAAAAAAHHHHH VÔ SURTÁ SOROCO!!!
Não sou só eu que vou surtar, a criança também vai. Cada vez que 3 amigos falam ao mesmo tempo, ele tapa os ouvidos e sai de perto do computador.
Que vontade de voltar pra fase do foda-se, como ela é tentadora. Mas não, respira, vamos lá.
Nova rotina, novo quadro de horários, nova adaptação e novamente a criança rebelde. Filho, tá na hora de fazer a tarefa de casa, vamos lá? “Não!” Filho, tá na hora do banho. “Não.” Filho, vou botar seu almoço, come rapidinho por causa do horário da aula. “Só se for macarrão.” Mas o que tem pronto é arroz, feijão, carne, purê de abóbora e brócolis. Eu não vou fazer macarrão se já tem comida pronta na geladeira. “Então eu vou demorar pra comer.”
Acabou o amor. (fase 6)
Presta atenção, cara, lê o jeito que a tia escreveu e lê o que você escreveu, vê se tá igual. “ELA QUE ERROU, DESISTO DESSA AULA IDIOTA.” E joga o material no chão, e corre pro quarto, e a professora chama de volta, e liga o microfone e manda um “a minha mãe me deixou com muita raiva”. Vai pegar o lápis, claro que tá com a ponta sempre quebrada, e me manda um “foi você que fez eu quebrar”.
Acabou o amor, acabou a paciência, acabou a calma, acabou o milho, acabou a pipoca.
E começou o choro.
Chega! Não aguento mais, cara. Por que que você tá me tratando assim? Eu tô sempre conversando com você, te explicando as coisas. Você não conversa mais comigo, só grita, joga as coisas. Faz dias que a gente só briga o tempo todo. EU NÃO AGUENTO MAIS!
Acho que agora eu assustei a criança, tá pianinho. Quando eu levanto já tá de café tomado, brincando quietinho ou fazendo o trabalho de casa. Oba, deu tempo de ver filme hoje. Caramba, quanto tempo que a gente não lia historinha antes de dormir. Oba, chegou o sábado e não tem nenhuma tarefa acumulada pra fazer, vamos substituir a janta por pizza!
30/06
Site do colégio > Avisos e circulares > Retorno das atividades
“O colégio, diante do desencontro das informações mais recentes divulgadas pelas mídias sociais, vem a público reafirmar nosso compromisso com a segurança e a saúde de nossos alunos, professores e funcionários e informa que o retorno das aulas ocorrerá somente quando autorizado oficialmente pelas autoridades de Saúde e pela Secretaria de Educação. Estamos trabalhando para um retorno seguro e, assim que recebermos autorização oficial dos órgãos competentes, avisaremos por meio de nossas redes sociais, com antecedência, a fim de que as famílias também se reestruturem para a volta às aulas.”
E assim vai... (repete todas as fases, não necessariamente na mesma ordem)