Construindo uma pista com (des)gosto
O dia que construímos uma mini ramp e fizemos virar uma plataforma de arte
Publicado em 06/2022
Oi! Eu sou o Lucas mas também me chamam de Desgosto ou de Gracinha, e eu fui convidado pelo I Hate Flash pra contar um pouquinho sobre uma pista de skate que eu e meus amigos construímos na pandemia, e que também está sendo uma plataforma pra produzir arte.
Após alguns longos meses de isolamento, saindo de casa apenas para o que fosse muito necessário, resolvi começar a praticar algum esporte ao ar livre, algo que eu pudesse fazer na praça perto de casa durante a noite, quando já não tinha ninguém lá. A escolha foi por voltar a andar de skate, algo que eu já não fazia há pelo menos uns 10 anos. Voltei cheio de fogo no rabo e queria andar o tempo todo, mas ao mesmo tempo a praça começou a ficar pequena (quem vê pensa que eu sou foda demais no skate, né) e eu não tava afim de colar nas pistas pois ainda estava com bastante medo da COVID.
Filho de pai marceneiro, sempre gostei muuuito de construir coisas, principalmente com madeira e, como estava com bastante tempo livre já que quase não estava saindo de casa, comecei a assistir dezenas de vídeos no YouTube sobre mini ramps de fundo de quintal. Passei algumas semanas com isso na cabeça, até que tomei a decisão: VOU CONSTRUIR UMA PISTA DE SKATE!
Conversei com meus pais e eles cederam um espacinho entre as árvores no sítio que eles moram e imediatamente comecei a tirar medidas e ver o que seria necessário pra construir. Com a ajuda do meu pai e de alguns amigos, fui aprendendo no YouTube como fazer tudo e dale mão-na-massa (ou na madeira, né?)
Por incrível que pareça, foi mais fácil do que eu imaginava, apesar de demorar um pouco, todo final de semana lá estávamos nós no sítio, com a ajuda dos meus pais e vários amigos, sempre com muita mexirica (ou bergamota, ou tangerina, como preferir chamar) e milho colhidos ali mesmo, além de uma fogueira pra esquentar a noite. E assim ela foi ficando pronta, mas ainda faltava alguma coisa!
Pô, eu sou artista, meus amigos que colavam comigo são artistas, não é possível que a gente ia ficar andando em uma pista cor de madeira sem graça, né? Então resolvi pintar ela, uma pintura bem básica, em rosa e com uma estrela no centro, só pra dar uma corzinha. Porém, logo que terminamos de pintar veio uma nova ideia, junto com mais um pouco de fogo no rabo de quem não sabe ficar parado e apenas curtir o trabalho finalizado. A ideia era: usar a pista como um suporte para produzir arte! Explorar ela mesma, as formas, aquele espaço enorme e bonito dela no meio das árvores e estar sempre chamando alguém para fazer uma nova pintura.
Achei que poderia ser viagem demais e que ninguém ia curtir, mas quando postei vários amigues já vieram falar que adorariam participar, e assim convidei a primeira pessoa que faria uma intervenção nela, a Camila Rosa!
Sou fã demais dessa mina, e como não somos do mesmo estado, só a conhecia de internet, mas ela aceitou o convite e veio passar um final de semana aqui para pintar, acompanhada de seu companheiro Rafael Bessa, um designer de primeira! Foi legal demais ter eles aqui, trocar ideia, aprender vendo ela pintar e poder ajudar também!
No final do primeiro dia de pintura caiu a maior chuva que eu já vi por aqui, tivemos que correr para cobrir tudo e tentar salvar o que desse, mas não deu muito certo… na manhã do segundo dia vimos que a chuva havia DESTRUÍDO o desenho kkkkk mas ninguém desanimou não, pegamos os pincéis e começamos de novo, pra dessa vez tentar ser mais rápidos do que a chuva e, no final do dia, lá estava ela linda e maravilhosa com um desenho incrível da Camila Rosa!
Finalizada a pintura, foi a hora de começar a andar na pista e, veja só, destruir a pintura! Não tem jeito, pintura em pista é pra ser destruída mesmo, mas isso também é ótimo, pois assim ela já abre espaço pra nova pintura que virá na sequência, com novas experimentações e um novo aprendizado!
A experiência foi show demais, nos divertimos bastante e valeu a pena o trampo! Foi um projeto feito a muuuitas mãos, e acho que ela reúne muito do que eu mais gosto: andar de skate, ficar perto da minha família, reunir meus amigos e arte. Nela já rolou churrasco, já rolou festinha, já rolou piscina e até festa de ano novo. Gostoso demais usar tanto algo que você construiu e se divertiu com sua família e amigos no processo!
Fica de olho lá no insta pra ver a próxima pintura que vai ser babado com ctzzzzz! Ah, e no meu TikTok tem um vídeo bem legal mostrando todo o processo! :) @desgosto_ttt