O universo do skate através das video partes
A jornada da criação de uma série de skate para televisão
Publicado em 11/2023
Dirigida por Ronaldo Land, a série Skate em Partes estreou no Canal Off. Foram mais de 4 anos de filmagem para finalmente nascer. Dos mais de 4 anos de gravações, nosso parça Pedrin, que além de ter sido um dos editores da série também foi um dos fotógrafos still, acompanhou os últimos e conta um pouquinho dessa jornada por aqui. A série, que conta com 13 episódios, retrata em cada um deles um tema que pertence ao universo do skate: Amizade, Arquitetura, Fotografia, Gerações, Dificuldades, Trilha Sonora e mais.
"Ver meu trabalho passando na TV é algo bem louco."
por Pedrin Martins
O processo todo começou quando eu colei com o Yan Felipe no Centro do Rio pra fotografar uma sessão de skate da Nogenta, crew de skate carioca fundada por ele. Esse dia tava com a energia lá em cima e ele resolveu me chamar pra uma diária do Skate em Partes, sem me dar muitas informações sobre o que ia rolar, só lançou "tal dia vai rolar uma parada maneira na Mauá e na Candelária com o Ronaldo, cola."
Eu quis pagar pra ver, e claro que levei a minha câmera comigo. Chegando lá já tinha uma galera aquecendo nas tricks, cheguei de boa pra só depois começar a fotografar de fato, sem afobação. A sessão foi rolando enquanto o Yan e Ronaldo iam gravando e eu fotografando. Até que o Ronaldo me falou que ele iria querer usar o material no momento em que a série fosse ao ar, no Canal OFF. A partir daí eu colei em várias outras sessões fotografando, saiu um material lindo recheado de tricks e making of das gravações ao longo desses 3 anos, acabei virando um dos editores no projeto. Ver isso tudo se transformar numa série e meu trabalho passando na TV é algo bem louco.
É interessante como cada episódio mergulha fundo em pilares que envolvem o universo skateboard, as pautas são abordadas com propriedade, e os entrevistados vão de skatistas e arquitetos a fotógrafos e músicos.
Pra você ter uma ideia, o episódio sobre Arquitetura retrata, entre vários assuntos, a forma como o(a) skatista reinterpreta o espaço onde vive. Enquanto a cidade toda vive e trabalha da mesma forma todos os dias, o(a) skatista passa uma escadaria, calçada e/ou corrimão e enxerga aquele local como uma possibilidade de manobras. Um lugar que milhares de pessoas passam diariamente sem nem reparar detalhes, para quem tá com o carrinho na mão já é algo interessante e único.
O episódio sobre Trilha Sonora explica a importância da música nos vídeos de skate no decorrer da história mundial até hoje, com a galera filmando pelo celular. Aborda a ideia de como a música molda até a forma como os skatistas se vestem de acordo com os gêneros musicais que escutam.
Novas Mídias é onde a discussão sobre as redes sociais aparece. Décadas atrás, as crews que se formavam para skatear e filmar não tinham o mesmo acesso que hoje. Pra conseguir uma filmadora era um corre danado e apenas uma pessoa da galera tinha, e quando tinha... Os filmes de skate que eram produzidos na gringa demoravam meses para chegar por aqui e era uma festa quando a galera conseguia assistir. Hoje o acesso foi "facilitado" especialmente desde a popularização dos celulares, o que acabou mudando drasticamente o consumo e produção dos conteúdos de skate.
No episódio Fotografia são abordadas as regras na fotografia de skate (sim, elas existem), como cada manobra possui o momento perfeito para ser fotografada e a relação importantíssima que o skatista cria com os fotógrafos e videomakers durante o processo de uma video parte.
A equipe viajou para gravar skate em Hong Kong, na China e em Barcelona, conhecida como "A meca do skate mundial", na Espanha. Também rolaram várias diárias em São Paulo e a maioria foi no Rio de Janeiro. A equipe responsável pela série é pesada: Ronaldo Land na direção, finalização e captação junto com Yan Felipe. As imagens de drone são do Francisco 'Cochi' Guimarães. Shimene Lima e Pedro Martins assinam a edição. Desde o início, Ronaldo disse que "foram mais de 4 anos de filmagens, alguns países, algumas lesões, lentes quebradas e muito skate." A Os episódios estreiam toda no Canal Off e também estão disponíveis no GloboPlay. Vai lá!