O CLÁSSICO QUE CAIU NA PISTA
Gin Tônica, o drink atemporal que brilhou com a galera do Lollapalooza Brasil
Publicado em 04/2019
Acho que todo mundo aqui já percebeu que Gin Tônica é a bebida do momento, né? Tanto é que, pela primeira vez, o drink foi vendido na pista dos shows do Lollapalooza Brasil!
É muito legal pensar que no século XVII foi inventado um remédio diurético à base de cereais e com infusão de zimbro, que agradou mais do que o esperado e virou bebida para espantar o frio! Sim, foi assim que o gin –ou gim- nasceu. Já sua combinação com a água tônica foi criada pelo exército britânico na Índia e também surgiu na farmácia. Os soldados precisavam tomar um tônico de quinino para evitar a malária. Como era muito amargo, foi misturado ao gin para se tornar mais palatável.
Ao longo de sua história, o gin teve seus altos e baixos. Muito associado a coquetéis sofisticados, ambientes fechados e eventos noturnos, agora ele volta repaginado com toda sua versatilidade e se firmando como um clássico atemporal.
“O gin está perdendo aquela cara de sisudo. Por ser uma bebida leve e refrescante, não é mais restrita de festas noturnas e está, cada vez mais, sendo apreciada durante o dia. Tanqueray está no festival justamente para apresentar ao público essa nova forma de curtir”, diz Guilherme Martins, diretor de Reserve da Diageo.
Caso você seja do tipo que ainda acha que destilados são muito fortes e que prefere ficar na cervejinha para pegar leve, saiba que, quando misturado com a tônica, o gin tem a graduação alcoólica não muito mais alta do que a dos fermentados. Um drink de 400ml, por exemplo, tem graduação alcoólica de 5,91%. Ou seja, dá para manter a linha e ainda ficar muito mais chique com uma taça na mão.
É justamente a taça que ajudou no boom do gin dos últimos anos, sabia? “Quando tiramos do clássico copo longo e colocamos em uma taça, a bebida ficou muito mais atraente. É só a gente olhar para alguém com uma na mão que também nos dá vontade!”, fala Martins. Esse flerte pela taça é tão real que a fila do bar Plaza Tanqueray no Lollapalooza Brasil se estendia até longe. Isso porque só ali e no lounge o gin era servido nela. Nos pontos de venda da pista, ele vinha em um copo grande.
A vibe era ditada pelas selfies cheias de caras e bocas enquanto seguravam as taças verdes combinando com o espaço de dois andares todo revestido com samambaias e cheio de neons. Cá entre nós, o coquetel na taça não é muito mais instagramável?
No bar, dois drinks eram preparados, o Gin Tônica limão com o clássico London Dry e o de laranja com o novo lançamento da marca, Flor de Sevilla.
Se já bateu saudades do festival, dá o play na sua banda favorita e prepara os drinks por aí! O G&T clássico é facinho de fazer e sem segredos. É só misturar os seguintes ingredientes:
- Uma dose de 50 ml de Tanqueray London Dry
- 2 gomos de limão espremidos
- Uma rodela de limão para enfeitar
- Taça (500 ml) cheia de gelo
- Água tônica para completar a taça (500 ml)
Já para inovar no paladar e nos aromas, vale tocar aquela banda que tocou no festival e você ainda não conhecia e fazer seu drink com:
- Uma dose de 50 ml de Tanqueray Flor de Sevilla
- Uma rodela de laranja
- Taça (500 ml) cheia de gelo
- Água tônica para completar a taça (500 ml)
Alguém aí tem dúvidas de que gin e festival tem tudo a ver? Já shipamos muito essa dupla Tanqueray e Lollapalooza Brasil! É versátil, criativa e atemporal!
Aprecie com moderação. Não compartilhe com menores de 18 anos.