Mulheres que fotografam: Takeuchiss
Irmãs que compartilham a profissão, o olhar e o talento
Publicado em 10/2017
Sim, nós sabemos que você sentiu falta da série Mulheres que Fotografam - nós também sentimos. Mas depois do breve hiato por conta de um Rock in Rio que passou em nossas vidas, as minas mais talentosas do oeste (e leste) estão de volta!
Pegamos a ponte-aérea para conhecer o trabalho das irmãs Andréia e Nathalia Takeuchi, que encontraram sua verdadeira paixão na faculdade de design gráfico: a fotografia.
Com um olhar afiado e delicado pra fotografia de moda, a dupla já clicou até no Leste, em uma recente viagem feita pela Tailândia, Laos, Vietnã, Japão e Indonésia, estimulada pelo desejo de conhecer as origens asiáticas da família.
Quando vocês começaram a fotografar? O que despertou a vontade de trabalhar com fotografia? Começamos nos fotografando e fazendo autorretratos, quando entramos na faculdade de design gráfico. Algumas amigas que cursavam moda viam nossas fotos e nos pediam para fotografar suas coleções, então logo no começo já fomos para a moda. Fizemos intercâmbio em Los Angeles e Londres, onde estudamos fotografia e trabalhamos com stylists, maquiadores e modelos profissionais, foi aí que montamos um portfólio e vimos a possibilidade de trabalhar com fotografia.
Chegaram a trabalhar (ou ainda trabalham) com outra coisa além de fotografia? O quê? Tivemos a sorte de termos pessoas que desde o início acreditaram em nós e nos indicaram para trabalhos com fotografia, então logo que nos formamos já começamos a carreira como freelancers. Começamos a experimentar com vídeo ano passado, até por uma demanda dos clientes, e nosso novo desafio é aplicar nossa visão nos dois formatos.
Fizeram algum curso ou aprenderam a fotografar sozinhas? A parte técnica aprendemos sozinhas, procurando tutoriais na internet, testando e errando mesmo. A gente gosta de colocar a mão na massa e aprender tudo fazendo.
Qual equipamento vocês usam? Atualmente trabalhamos com uma Canon 5d mkiii e uma mkii com as lentes 85mm 1.2L, 24-70mm 2.8L, 100mm 2.8L e 35mm f2. Para as fotos analógicas usamos uma Canon AE-1, Olympus Stylus Epic e uma Pentax K1000.
O que vocês mais curtem fotografar? Gostamos de fotografar pessoas, mas acima de tudo amamos a troca de ideias e energia com todos envolvidos no trabalho. A foto final é a mistura do pouquinho de cada um naquele momento, por isso gostamos de deixar espaço para a espontaneidade. Por mais que planejemos a foto final, muitas vezes tomamos um caminho diferente e o resultado sai ainda melhor.
Têm algum projeto pessoal de fotografia? Qual? A gente ama viajar e registrar tudo o que vemos. Em 2014, fomos para a Europa e começamos um diário de viagem que chamamos de TwinsWander. É tão bom ter um lugar para guardar todas as memórias e matar a saudade! Acabamos de voltar de uma viagem de três meses pela Ásia e estamos postando as fotos e vídeos aos poucos.
Digam aí quem são as mulheres que influenciam o trabalho de vocês. Somos apaixonadas pela sensibilidade do trabalho da Rinko Kawauchi, uma fotógrafa japonesa que faz fotos analógicas. Na moda, gostamos muito do trabalho da Emma Tempest pela força e feminilidade de suas fotos.
Por que é importante termos mais mulheres trabalhando com fotografia no Brasil? Além de mais mulheres trabalhando com fotografia no Brasil, precisamos principalmente de mais visibilidade para todas. Acreditamos que um dos motivos dessa falta de visibilidade é que a convenção de beleza ainda é uma visão masculinizada. É preciso dar mais espaço a outras interpretações e narrativas, tá melhorando, mas ainda falta muito.
Como surgiu a ideia de fazer uma viagem pela Ásia? Desde o início a ideia era viajar pra fotografar? Somos descendentes de japoneses e sempre tivemos muita curiosidade em conhecer a Ásia, uma vontade de conhecer melhor nossas origens. A gente gosta de explorar bem cada lugar que vamos, viajar com calma e sem muito planejamento, fotografar faz parte dessa descoberta.
Quais países vocês visitaram e em quanto tempo? Contem mais sobre a essa experiência na Ásia, as fotos tão incríveis! Viajamos por três meses e mochilamos pela Tailândia, Laos, Vietnã, Japão e Indonésia. Foi maravilhoso ver como cada país tem suas peculiaridades e como a Ásia é diferente do nosso mundo ocidental. Sempre que viajamos buscamos fazer editoriais de moda também e no Japão conseguimos fotografar e fazer amizade com profissionais muito fodas. Ficamos impressionadas em como as pessoas de fora são abertas ao nosso trabalho e é sempre uma experiência incrível.