I Hate People #0: Dosnoventa
O piloto da nova seção do I Hate Zine.
Publicado em 09/2014
Explicando: esse é o piloto (podemos chamar um post de piloto?) da nova seção do nosso zine, que chamaremos carinhosamente de I Hate People.
A ideia é fazer uma série de artigos com pessoas que admiramos tanto o trabalho criativo que temos raiva delas. Parece bom.
Felizmente estamos cercados de pessoas muito boas naquilo que fazem, e uma parte muito importante do que apresentamos no I Hate Flash é a curadoria, afinal, somos totalmente parciais no nosso conteúdo e nunca escondemos isso: só fotografamos shows que gostamos, festas que frequentamos, artistas que admiramos (...), e achamos nessa sessão mais uma desculpa pra apresentar - dessa vez em fotos, vídeos e texto – nosso gosto pessoal.
Nesse primeira rodada de I Hate Tour, tivemos a oportunidade de conhecer a crew da Dosnoventa – um grupo de amigos de Barcelona viciados em bikes que começaram manufaturando quadros de altíssima qualidade para eles mesmos e amigos próximos, e hoje em dia tem uma das marcas mais emblemáticas e cobiçadas pelos amantes das fixed gears – quando fotografamos os caras para a RAW Cycling Mag e aproveitamos para trocar uma ideia sobre a marca e seus projetos criativos.
Fizemos as fotos na casa deles, o Dosnoventa Headquarters, que fica a 5 minutos pedalando do nosso hostel. Chegamos lá com nossas humildes fixas de Chromoly e antes mesmo de entrar já estávamos babando nas bikes – tipo a Tokyo do Juanma, que estava parada na frente da loja: full carbon totalmente customizada, daquelas que se se não fossem tão absurdamente boas para andar, mereceriam estar emolduradas na parede.
O 290HQ funciona mais como centro de operações do que qualquer outra coisa – eles só abrem como loja entre as 16h e 19h, durante a semana, e no resto do tempo usam o local como espaço para ter reuniões, enviar pedidos e, principalmente, criar.
A marca tem um material audiovisual muito forte – a maioria deles totalmente feitos pela própria crew –, mas o que nos chamou atenção para a Dosnoventa antes de os conhecermos foi o primeiro vídeo que fizeram com a Lacoste L!ve, chamado We Were Never Born.
Quando perguntamos para eles quais desses vídeos eles tinham como favorito, eles concordaram com a nossa opinião, tanto por ter sido o primeiro vídeo com uma grande produção quanto pelo alcance mundial que ele proporcionou – e nos contaram que já estão fazendo o segundo vídeo dessa parceria. Será que podemos contar? Ih, contamos.
Eles fazem questão de se manter com a mesma estrutura desde 2010: apenas amigos trabalhando naquilo que acreditam e consomem diariamente. Falando sobre eles e suas funções:
Juanma é um dos fundadores da Dosnoventa junto com Juan, e além de cuidar da comunicação e festas da marca, organiza a equipe de atletas patrocinados e é o diretor de fotografia da crew.
A parte mais técnica relacionada às bikes é por conta do Juan, que faz o elo com a fábrica das peças na Itália e é responsável pelo desenvolvimento de novos produtos, além de fazer as vezes de mecânico quando necessário.
Dani, além de cuidar da comunicação com o Juanma, é diretor de arte, designer, ilustrador, e cuida desde o site e Facebook até as estampas de roupas e customização das bikes.
E o mais novo membro da crew é o Uri, que coloca ordem na casa: faz a gestão financeira e organiza e direcional, e os relacionamentos internacionais da marca.
Quanto ao processo criativo, todos pedalam todos os dias pelas ruas de Barcelona e têm isso como momento em comum de criação. Independente de estarem juntos, no loja / headquarter, em horário de trabalho ou onde for, todos têm uma relação ininterrupta com a marca e as bikes, e sempre que surgem ideias, já colocam no papel – ou no Whatsapp, onde comumente mandam mensagens no meio do jantar quando surge um novo colorway, ou a ideia para o nome de um dos quadros as 3 da manhã.