#5anos | Argentino
Um pequeno ensaio sobre as "Habilidades I Hate Fláshicas"
Publicado em 08/2013
Ser um fotógrafo do I Hate Flash é muito mais do que ser um bom técnico. Parece que é uma junção de habilidades especiais fotográficas e sociais que unidas geram um material de documentação muito peculiar.
Inclusive os críticos eventualmente usam o termo "forte - bolado- ninja - sagaz - farpador - jedi - chico xavier" pra definir a nossa estética.
O que as pessoas não sabem é que quando você passa pelo árduo treinamento para se tornar um fotógrafo hater, você estuda friamente todas essas habilidades uma por uma. O que eu farei nesse post é falar um pouco de algumas das minhas Habilidades I Hate Fláshicas preferidas.
Habilidade I Hate Fláshica #9
Dupla Explanação
Explanar a zoeira de geral é uma característica típica dus fotografeiro da firma. Mas imagina tu pegar aquele carão do malandro no show, aquela foto super zueira do lugar crowd em polvorosa, aquela gatinha traquina dançando sensualmente e transformar a mesma foto em duas ou três?
O Patrão, o lendário Fernando Schlaepfer, que eu já vi com os próprios olhos fazer coisas em fotografia que até Deus duvida, desenvolveu todo um sistema muito autoral de fazer multiplas exposições que a equipe adotou e que cada fotógrafo foi descobrindo seu próprio JEITINHO de fazer.
Sem falar que nós somos caçadores de tendências, né?O Espiritismo só cresce no Brasil. Diversos filmes rolando aí nos ultimos anos: "Nosso Lar", "Chico Xavier", "As mães de Chico Xavier", "Os muleques que o Chico Xavier jogava botão de galalite na escola", etc. E essa coisa de colocar a pessoa duas vezes na mesma foto remete muito essa coisa da alma, da nova era, do "Deus energético" que o jovem da classe média adora. Então a gente sempre manda ver nas múltiplas.
Habilidade I Hate fláshica #17
Desenrole do Poder
Olha, se tu não sabe quebrar na idéia nem manda currículo pra gente. Muitas das nossas fotos mais incríveis foram conseguidas porque alguém da crew tinha sido barrado pelo segurança e não se deu por vencido: "peraí, rapaz, vamos conversar."
Não vou citar nomes e dizer que aconteceu com o Raul, mas já teve até segurança que jogou fotógrafo nosso pra fora de pit segurando o cara pela cueca.
Apenas o desenrole do poder consegue elevar nossos cosmos até o infinito, alcançar o sétimo sentido e gerar fotos como essas.
Habilidade I Hate Fláshica #8
Sniper Sagaz
Na rua e nos festivais a gente gosta muito de fazer aquelas fotitas meio street STAILE, sabe?
Porque sabe como é, né? Todo mundo quer ser blogueiro de moda, quem não gosta de entrar de graça na balada?
O hipster vem lá do outro lado na rua na quinta avenida em Nova york, usando cinco estampas diferentes e tu pensa: "vou clickar". Mas nessa de pensar o "vou clickar", tu já se colocou no melhor ângulo, enquadrou, resolveu a exposição da foto, se posicionou de uma maneira que o malandro não te viu e já largou o click umas 2 ou 3 vezes (se for o Raul são umas 30 vezes. Sabe como são esses jovens bem criados da zona sul, né? Sempre querem se garantir. Se o Raul fosse sniper mermo, ele ia deixar os bandido tudo que nem queijo suíço)
Habilidade I Hate Fláshica #4
Vortex de luz
Maior assinatura do I Hate até hoje e com certeza a técnica que mais acumulou fanboys por todo esses anos de firma.
Até hoje nego pede "po, tem como tu fazer umas foto com luzinha no meu evento não?". A gente faz, curte e continua fazendo. Sem falar que esse lance de vórtex me lembra viagem no tempo e porra, viagem no tempo é uma parada muito maneira.
Habilidade I Hate Fláshica #33
O Flash Invisível
"PORRA, PARCEIRO! COMO É QUE TU FEZ ESSA FOTO SEM FLASH?"
Essa é uma habilidade recentemente difundida entre os fotógrafos da firma. Ela consiste em pegar o flash e botar ele marotamente para trás ou para cima. Pronto, tu tem uma luz rebatida nas paredes e tetos, que não vai diretamente na fuça dos brother e dá essa idéia de uma luz ampla, maravilhosa, elegante e fashionista londrina.
Ás vezes até fica parecendo luz de estúdio. Ou seja, rende diversas fotitas gostosas.
Habilidade I Hate Fláshica #13
Paisagem Avant Garde
As fotos de ambiente do i hate flash são meio anti arquitetura. Esse negócio de tentar não distorcer as imagens do espaço, obedecer as linhas e tal não é com o nosso bonde MESMO. A gente tem essa coisa do jovem rebelde, do jovem contestadorr. Nos recusamos a obedecer esse tipo de regrinha claramente criada pela mídia golpista e fascista unicamente para nos dominar. #nãoésópelos20centavos
Esper e Raul têm fotos muito boas de paisagem. Mas eu não vou botar aqui unicamente porque eles são meus patrões.
Sou Marxista e acho que o proletariado tem que tomar os meios de produção. Ou seja, jamais fomentarei o patrão capitalista cruel no meu discurso. Só vai ter foto minha nessa habilidade. Foda-se.
Habilidade I Hate Fláshica #25
Chuva de Peitim
Na década de 60 alguns dos nossos fótografos viajaram para o interior da China para aprender técnicas de controle mental avançadas e assim conseguir determinadas fotos. Eu não posso falar onde é esse lugar e quem foi o mítico mestre que treinou esses fótografos porque se essas habilidades caírem em mãos erradas o mal pode dominar o mundo e um apocalipse ousado, porreta e vacilão pode cair sobre nossas cabeças.
Os fotógrafos ficaram lá por 8 anos e voltaram com uma habilidade incrível mas juraram usa-la somente para fotografia, assim essa habilidade é passada de geração em geração de haters até hoje.
Quando um fotógrafo administra perfeitamente a energia de seus chácaras, mentaliza o infinito em suas mentes e repete milhares de vezes a frase "Mostra o peitim" no mais íntimo de suas consciências, uma corrente elétrica passa pelos cerebelos das mulheres próximas e isso acontece:
Habilidade I Hate Fláshica #2
Abaixo A Foto Posada
A gente sempre tenta ter essa postura, né? Foto posada é aquela coisa antiquada, murcha, meio anos 50 mas ao mesmo tempo sem ser hipster. Fica lá o rapaz congeladão olhando pra tua lente. Chatão.
E porra, se você quiser uma foto dessa nem precisa de I Hate Flash, né? É só você ir na festa de fim de ano do jurídico da Unimed que tu consegue um fotógrafo coroa pra fazer pra você.
O Diego Padilha criou um termo interessante pra definir esses fotógrafos mais antigos habitues de aniversário/casamento: "Coroa de lente kit e flash pra frente".
Quem é fotógrafo entendeu. E quem não entendeu, vai estudar. Eu não vou ficar explicando aqui não porque não sou teu pai.
Bom, acho que agora o leitor conhece um pouco mais dos fotógrafos e dos bastidores dessa grande corporação internacional que é o I Hate Flash. Eu poderia falar de outras diversas habilidades, como por exemplo a "Stamina infinity". Ela permite que o fotógrafo hater trabalhe num festival por mais de 16 horas sem nem parar para almoçar. Inclusive recentemente eu fiz uma cirurgia de redução de estômago justamente para poder desenvolver mais efetivamente essa habilidade.
Eu vou perder muito peso nos próximos meses. Mas eu tenho toda uma reputação a gerar nesse meio descolado e boêmio que a empresa se insere, então se perguntarem para algum de vocês como eu emagreci digam que foi por "abuso de narcóticos" ou alguma coisa do tipo, ok?
Beijos e tudo de bom pra vocês.