Run, Rio, run
Corredores urbanos indicam os melhores cenários do Rio e suas trilhas sonoras favoritas na hora de suar
Publicado em 08/2016
A corrida é uma das atividades físicas que fazem mais sucesso nos ambientes urbanos. Sua praticidade e seu caráter desbravador tiram da frente algumas barreiras um tanto desanimadoras para quem quer se inserir no universo esportivo, como equipamentos custosos e a disputa de espaço dentro das academias. Tudo que o corredor precisa são as roupas certas, um bom par de tênis, a cidade como plano de fundo, fones de ouvido e pronto. Quando esse praticante de corrida está no Rio de Janeiro, as chances de um bom exercício se multiplicam. O cenário deslumbrante potencializa o ânimo para a jornada e uma simples corridinha vira uma oportunidade para se inspirar quando se está rodeado por paisagens estonteantes, seja no nascer do sol da orla, no asfalto da Zona Norte ou no encontro com a Mata Atlântica.
Uma das experiências mais incríveis que a cool hunter Magá Moura teve em matéria de running foi justamente na Cidade Maravilhosa. “Foi simplesmente incrível correr os 21 quilômetros da prova NikeWoman Victory Tour. Além de nunca ter participado de uma meia maratona e, em alguns momentos, eu até achar que não fosse conseguir cruzar a linha de chegada, explorar e conhecer o Rio a partir da corrida foi demais”, lembra a blogger baiana, que hoje mora em São Paulo.
Apesar dos seus looks e cabelos apoteóticos, Magá prefere usar roupas funcionais para correr, mas adicionando algumas pitadas de personalidade, claro. “Gosto muito de correr com shorts, uma camisa mais larguinha e fazer a dobradinha tênis mais meias de compressão pretas”, conta. O acessório ajuda a dar um gás na performance e, de quebra, dá um toque estiloso. Na playlist? Não falta o hip-hop do Drake, da Beyoncé e Karol Conka.
Para o fotógrafo Raul Aragão, diretor comercial do I Hate Flash, se viajar é algo indispensável, a corrida também passou a ser. Adepto da atividade na areia – que queima mais calorias, exige um esforço extra da musculatura e tem menor impacto do que no asfalto – ele indica a orla do Rio como o cartão postal obrigatório para quem quer dar seus trotes em terras cariocas. “O Rio tem um milhão de opções. Qualquer parte da costa proporciona um visual maravilhoso e uma experiência incrível”, conta Raul, que não dispensa o synthpop dos anos 1980 e o hip-hop na trilha sonora. No look, apenas roupas leves, práticas e funcionais, de preferência com muitos bolsos para levar o necessário.
Pensando nos requisitos para a corrida ideal, a linha NikeLab retomou parceria com o designer Jun Takahashi, fundador da marca Undercover, e lançou, esta semana, na loja de Ipanema, a coleção NikeLab x Gyakusou: Rio in Reverse. A linha de produtos focada em performance para corrida é totalmente inspirada no Rio de Janeiro – tanto na paleta de cores, que reflete a energia vibrante dos cariocas, quanto no teor prático das criações, que têm compartimentos ocultos para guardar objetos e aumentar o rendimento na atividade física, sem distrações. A marca inclusive promoveu uma sessão especial do Nike+ Run Club, no último sábado (13) de manhã, lá no Itanhangá Golf Club para testar as peças. Dá uma olhada nos cliques para checar se os looks e as performances dos nossos atletas urbanos estão aprovadas.