RAP E MÚSICA CLÁSSICA NO MESMO PALCO: DEU BOM!
Rael, Rincon Sapiência, Baco Exu do Blues e Agir tocam com Nova Orquestra no Rock in Rio e mostram toda a musicalidade do rap
Publicado em 10/2019
Pensa em música de concerto.
Agora pensa em rap.
Ornou?
Não? Então reveja seus conceitos.
Sim? Então cê tá ligado!
O curador do palco Sunset do Rock in Rio, Zé Ricardo, teve a ideia de juntar quatro nomes do rap com uma orquestra. Rael, Rincon Sapiência, Baco Exu do Blues e Agir se juntaram à Nova Orquestra e, mais do que fazer esse crossover de estilos, o momento foi importante para firmar o som da rua como um estilo com musicalidade, sim!
Fernanda Tiné, nossa fotógrafa e DJ, pagou de jornalista e foi aos bastidores do show trocar ideia com os caras sobre isso. Rincon Sapiência nos falou que o tempero mais legal da parada é que a orquestra basicamente tocou o que o rap originalmente já tinha feito. "Isso acaba só ressaltando que o rap tem muita riqueza musical. Por muito tempo, as pessoas contestaram isso. Então, quando você tem uma música inspirada no trap e no funk que vira arranjo de orquestra, fica bem interessante".
Essa não foi a primeira experiência de Rael com música erudita. Uma vez, ele e o Emicida já tinham feito esse role na Sala São Paulo. A diferença é que agora rolou em um espaço aberto, na programação de um festival grande. "O bagulho é muito massa. Tinham umas 50 pessoas no palco! É uma responsa! Cada um ali tem um papel extremamente importante", contou pra Tiné.
Com tanta gente tocando junto, dá pra sacar que a complexidade é grande. Baco falou que "provamos que o rap tem arranjos incríveis. Antes a galera não conseguia identificar bem mas, quando chega no momento de partitura e pá, dá pra perceber que é complicado".
Os caras acham que a experiência pode até influenciar a molecada a querer tocar instrumentos e tal, mas que as maiores chances são do pessoal da música clássica começar a se interessar mais por rap. "A intenção foi fazer alguma coisa junto e espremer um suco que fique no coração e na mentes das pessoas", finalizou Rael.