QUEERdrilha e Venga Venga Sextou na Praça

07/06/19 @ Praça das Artes | SP

É mês de festas juninas, mas é também o mês internacional do orgulho LGBTQ+ e para celebrar performaticamente a diversidade, o projeto SEXTOU e o coletivo Venga-Venga apresentaram uma experiência performática/musical, na sexta-feira 7 de junho.

Happening QUEERdrilha

O happening (ou "acontecimento") é uma expressão da arte contemporânea que, ao partir de um planejamento, se baseia na espontaneidade ou improvisação, onde a interação e participação direta ou indireta do público espectador gera ocasiões totalmente diferentes que nunca se repete a cada nova apresentação.

Iniciada em 2013, a festa ¡VENGA-VENGA! é hoje um movimento cultural itinerante que, através de happenings, festivais de arte, performances, instalações, foto e vídeo, cria comoções estéticas que falam de hedonismo, liberdade de expressão e migrações, sob o olhar queer. Surgida da cena dos coletivos independentes de São Paulo, entre intervenções urbanas, ocupações e grandes eventos de rua, o grupo faz parte de uma geração que milita pela redescoberta de espaços públicos e a visão da festa como espaço de disseminação e resistência artística.

A QUEERdrilha será uma quadrilha queer executada pelo coletivo de teatro e performance @Teatro da PombaGira, conhecidos pela sua pesquisa homoerótica e queer. O grupo tem como foco os hibridismos das técnicas de dança e teatralidade, força corporal e potência cênica. Com alto apelo imagético o grupo se solidifica pelos seus trabalhos que empoderam os corpos, as identidades e gênero.

Neste encontro, estarão presentes as artistas: Mariana Mats, dj e artista plástica feminista que trás o mundo do grafite paulistano para as pistas de dança; o trio queer Azagatcha, “coletiva de corpas dissidentes”, que une performance, corpo instalação, intervenção e dj set; anfitrionados pela performer burlesca Marquesa ChandraKant, um dos principais nomes do burlesco nacional, trabalha a identidade feminina através do empoderamento e aceitação do corpo e o sagrado feminino.

================================
Vem pra Praça! #SEXTOUnaPRAÇA

Realização Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Festa Mel