QUAL É O NOSSO ROLE NO ROCK IN RIO?
Essa é a nossa maior cobertura e a maior equipe que já tivemos
Publicado em 10/2019
Há anos, o Rock in Rio é o maior trabalho que o I Hate Flash faz. Antes, tínhamos uma equipe de pouco mais de 50 pessoas. Agora, estamos com 110. Ou seja, o dobro de gente e o dobro de trampo. Estamos por aqui fazendo a cobertura oficial em tempo real para o festival e também para marcas patrocinadoras, como Natura, Heineken, Facebook e Coca-Cola.
Tá achando que essas mais de 100 pessoas chegam, colam na frente do palco, fazem os cliques, entregam uns fotão e é isso? Achou errado! Vai muito além. A gente fotografa os shows, sim! As fotos são tudo fotão, sim! Mas também tem a galera que está pelos bastidores, nas ações dos patrocinados, está pelo festival capturando os espaços, a estrutura, as experiências do público. Além dos fotógrafos e cinegrafistas, também tem os captadores de áudio, os editores, os assistentes, os produtores, os coordenadores e o pessoal do conteúdo.
"É um trabalho conjunto, desde o atendimento e o relacionamento com o cliente até a entrega final. Somos como várias vértebras que formam a espinha dorsal da equipe", poetiza Leo Neves, sócio do I Hate Flash e coordenador geral da cobertura. "É uma ótima oportunidade para estarmos juntos trabalhando, aprendendo, crescendo e curtindo".
Nosso time está em campo captando boas imagens que saem em tempo real nas redes sociais do Rock in Rio. No Instagram, no Facebook e no Twitter do festival, contamos com a parceria da Now, que é da agência Artplan. Leo Neves explica que "eles têm um trabalho de estudo de mídias sociais e conhecem as especificidades de cada plataforma". Com as fotos que enviamos, a equipe de direção de arte da Now aplica filtros, movimentos e fazem as intervenções. As imagens são nossas, mas a finalização é deles.
A gente também tem a nossa equipe de conteúdo dedicada a gerar material com o olhar do I Hate Flash, que é divulgado nas nossas próprias redes sociais, site e zine (que é onde você está agora, migs!). Em cada mídia, fazemos questão de publicar conteúdos distintos. Então, a foto que você vê no Facebook geralmente é diferente da que você vê no Instagram. Juliana Santos é quem cuida das nossas redes sociais: "nossa ideia é ter diferentes olhares em diferentes lugares. Também sempre buscamos produzir materiais especificamente para os nossos canais, que têm o foco de mostrar o nosso corre de uma forma mais íntima e pessoal".
Além das mídias sociais, a grande maioria das imagens publicadas pelos veículos de comunicação e pelos sites especializados é nossa. Isso porque, também em tempo real, nossas fotos sobem em uma pasta disponível para toda a imprensa.
Também estamos com um timão de vídeo. "Para a cobertura oficial do festival, temos algumas pautas diárias, como as histórias de fãs e os recaps", fala Léo Guimarães, coordenador de vídeo.
Nos dividimos em dois. Uma parte da galera de vídeo cuida da cobertura oficial e a outra do conteúdo para patrocinadores. Cada marca tem uma equipe com um cinegrafista, um assistente, um operador de áudio e, em alguns casos, um produtor de conteúdo.
"Nossa equipe tá totalmente integrada, trabalhando junto, fluindo super bem e inteirada com os clientes. Todas as marcas estão puxando bastante da gente, querendo vídeos diferentes e vários ˜igorlapses˜ (aka hyperlapses)", fala Clara, nossa mãezona.
Por fim, ainda estão chegando novos clientes com demandas pontuais. Disney, Malwee e Ilha Pura são algumas das marcas que nos chamaram para fazer coberturas menores enquanto o festival já estava rolando.
Só no primeiro final de semana do Rock in Rio, já entregamos 3.464 fotos artísticas, 1.531 fotos comerciais, 38 vídeos e 34 hypers. And counting... Ainda vem muito mais!