Eu e meu Air Max serviremos ao corre de cada dia
Para marcar os 30 anos do ícone da Nike, fotografamos amigos da marca e seus Air Max favoritos
Publicado em 03/2017
Falaí: você também tem aquele sneaker que é, quese um melhor amigo, né não? Aquele que nunca te deixa na mão e, de quebra, ainda "vai com tudo". Pensando nesse ~papato~, a galera da Nike convidou a gente para montar a exposição #PiraNoMeuAir, com fotos de uma galera maneira e seus Air Max favoritos. A expo rolou na inauguração do novo espaço da marca na Malha, em São Cristóvão.
O open house contou com uma corrida do Nike+ Run Club, o clube de corrida deles, que saiu da praça Niterói, ali perto do Maracanã, rumo ao pólo criativo mais maneiro da cidade, onde os corredores encontraram um oásis de drinks, música maneira e, modéstia à parte, as nossas fotos - essas mesmas que ilustram esse zine. Aliás e a propósito: o container da Nike da Malha terá os principais lançamentos da marca prontinhos para receber produtores, stylists e figurinistas a partir de 3 de abril.
"Eu escolhi o meu Air Max Pedro Lourenço porque ele significa muito para mim. Eu fiz a campanha desse tênis, representando o Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que trabalhei para a Nike e isso firmou a minha parceria com a marca. Eu sou muito feliz e grata por ele sempre."
Nascida em São Gonçalo, a modelo Mahany Pery despontou na moda em 2015 e foi apontada pela Vogue norte-americana como destaque da nova geração de modelos brasileiras. Tudo que é agito e energia faz parte da vida dela!
"O Air Max que eu mais gosto é o Flyknit 90, é lindo demais. Gosto muito do design do tênis e ele é o mais confortável e o mais leve. Adorei todas as cores, o laranja, o preto e branco e o verde."
Cria do TTk, dono do selo TuduBom Records e natural do Rio de Janeiro, Filipe RET usou a internet para colocar sua música e ideias no mundo. Rapper da nova safra da música brasileira, incorpora elementos modernos com influências da nossa cultura, além do hip hop, com um discurso contemporâneo e também politizado.
"Eu sou apaixonada por tênis, tenho muitos, mas esse, em especial, tem a ver com o meu mundo porque eu trabalho com estamparia e ele é aquela coisa meio livro de colorir, sabe? Algumas partes do desenho são preenchidas e outras não, acho ele diferente de tudo o que eu já vi. Ele é um bom Air Max pra me descrever."
Sharon Azulay é dona da Blue Man, uma das maiores marcas de moda praia brasileira. Cresceu e viveu o cotidiano real de uma fábrica de beachwear desde pequena ao lado do pai, David Azulay. Assumiu a empresa aos 19 anos e segue vivendo esse enorme desafio. Sharon ama treinar e recentemente abriu um novo empreendimento, o restaurante Graviola, na Barra da Tijuca.
"O AM95 é um ícone para o subúrbio; nossa cultura periférica cultuou alguns tênis, como o Nike Shox '4 molas' e o AM95.
Quando fiz um trampo em parceria com o Kajaman pra Nike e a marca me presenteou com um AM95, foi inexplicável. Ainda mais se tratando desse: ele é um Air Max 95 Patch, super raro, daqueles que vêm em caixas brancas (o que significa que ele é realmente raro). Então juntou tudo: meu primeiro AM dado pela marca, era um pisante que marcou época pra mim e ainda na versão WhiteBox. Não tem como não ser o favorito!"
Um dos principais agitadores da Zona Norte Carioca, Jr Negão é atleta, modelo e um dos principais incentivadores da prática da corrida em seu bairro. Fundador do Ghetto Run Crew, Jr lidera corres por regiões ainda não exploradas da cidade. Adrenalina pura!
"Eu gosto muito desse Air Max porque ele tem um material diferente que não esquenta o pé. Eu sou muito calorento e ele é todo vazado, o que faz entrar um ar refrescante o tempo todo."
Nascido em Salvador, Toz cresceu no Rio. E foi nos muros do Jardim Botânico, na Gávea, do Morro da Providência e nos trens que circulam pela Zona Norte que passou a espalhar seus grafites e criações. Apaixonado por histórias em quadrinhos, mangás e símbolos do universo religioso, ele criou um conjunto particular de personagens e obras que estão definitivamente incorporados à paisagem urbana do Rio.
Samba, hip hop e muita, mas muita autenticidade. Marcelo D2 são muitos em um só. Nascido e criado na Zona Norte do Rio de Janeiro, é MC e um dos ícones da música brasileira. Amante da cultura de rua, D2 influencia gerações com as suas rimas e lifestyle. Quando lançou seu último álbum, "Nada pode me parar", D2 teve apenas um par de Air MAx personalizado com o nome de cada uma das 15 faixas do disco. Nada mal. O seu favorito tem o título do álbum, "Nada pode me parar", em letras garrafais. E alguém duvida disso?
"Eu sou muito fã do Tinker Hatfield, especialmente do Air Max. Fiquei bem tentado a escolher o meu primeiro – o clássico 90 infrared, que já tive seis pares haha –, mas escolhi o Lanceiro porque foi o primeiro tênis que eu tive uma relação mais próxima do que a de simples admirador/ consumidor. O tênis foi feito em 2009, para comemorar os então dois anos do SenakersBR, e é a primeira versão do AIR MAX 1 desenvolvida no Brasil.
Vale, sim, falar que é uma peça muito foda. Tão foda que usei até o bicho não aguentar mais (por sinal, o dia das fotos foi seu enterro oficial, ele literalmente se desintegrou no meu pé. R.I.P. ❤). O sneaker faz referência a icônicos elementos da cultura pernambucana, com ênfase na proposta de encontro da tradição com a modernidade, um dos pilares do movimento Manguebeat.
Mas além disso, eu me senti muito especial por ter sido escolhido pra ganhar o special pack – somente 30 pessoas do mundo tiveram essa edição –, além de ter sido convidado pra participar da exposição de lançamento, onde fiz um pôster com colagens de fotos minhas, do Chico Science e do design do tênis."
Fernando Schlaepfer é fotógrafo de moda, música e comportamento – além de DJ, diretor criativo e fundador do I Hate Flash (ê, firma!), consegue tempo (ou clones?) pra ainda tocar alguns projetos autorais como o #365nus.
"Esse tênis é marcante porque ele redefiniu os tênis que eu uso pra viajar, pra me sentir confortável enquanto eu tô viajando.
É um tênis extremamente confortável, que representa meu estilo. Quando eu recebi esse par, fiquei muito feliz porque ele coube dentro de uma lacuna de estilo e conforto que eu preciso toda vez que eu pego um avião ou que vou pra qualquer canto do mundo."
Talvez você não saiba, mas Raul Aragão é designer por formação e um dos diretores por trás do nosso I Hate Flash, e desde 2010 está por aqui fotografando lifestyle e viagens. Ou seja: o rapaz faz de tudo um pouco. Já fotografou alguns dos festivais mais procurados do mundo, como Burning Man e Coachella, e está sempre à procura de mais nomes para aumentar essa lista.
"Curto esse Air Max porque ele é de uma edição especial do Rio, lançada quando a Nike chegou aqui, em 2012. Cada cor, cada forma do tênis tem uma relação com a cidade, e isso me encantou!"
Além de ser autor renomado de dois best sellers, André Carvalhal é rosto mais que conhecido na moda carioca. Incansável nos novos desafios, ele deixou um cargo de liderança para embarcar num sonho antigo. Ele é o idealizador da MALHA, um galpão que quer renovar e trazer novos ares para o mercado da moda na Cidade Maravilhosa, e de mais um milhão de coisas que estão a caminho.
"O Air Max 90 é um dos meus favoritos porque ele consegue ser um híbrido, fica na categoria de 'pesados' - com layers, costuras aparentes, mix de materiais e aquele capricho por parte dos designers mais incríveis da marca - e também dá conta de ser um beater, daqueles que fazem bonito da padaria ao corre mais sinistro. Ou seja é cria do mestre Tinker e ainda é pau pra toda obra. E esse é meu Air Max 90 favorito porque ele tem as cores do meu orixá, Oxumaré, amarelo e preto. Então toda vez que eu coloco ele nos pés, eu sinto que meus passos serão bem guiados!"
Carol Delgado é antropóloga por formação e curiosa por natureza. Comanda o “Say It Loud”, um laboratório de curiosity couture que cria consultorias e workshops customizados para democratizar a antropologia como ferramenta de transformação cotidiana. Uma das Master of Air,Carol está entre as principais representantes da cultura sneaker carioca, com a sua singela coleção de 200 (!!) pares de tênis.
"A escolha por esse tênis foi simples: eu sou um super adepto do preto, e ele é inteiro preto, não tem nada de outra cor. Além disso ele é MUITO confortável, a tecnologia flyknit é muito confortável. E eu gosto disso: de tênis confortáveis que ficam com esse aspecto meio despojado. Estou sempre com roupas mais tranquilas, mais soltas, e eu acho legal quando começo a pensar na roupa pelo tênis, porque eu sou muito ligado em tênis desde garoto. Sempre gostei de tênis, sempre tive Air Max e esse estilo flyknit do Air Max caiu como uma luva, é perfeito pra mim - preto e confortável."
Caio Paduan é ator e apaixonado por futebol. É carioca, mas durante muito tempo morou em São Paulo. Recentemente interpretou o vilão Alex na novela “Rock Story”, na Globo, e o personagem Afonso, de “Além do Tempo”. Boleiro nato da Zona Leste de SP, agora nos principais estúdios do país. Arte é o que move o Caio - e gols , muitos gols.
"Eu tenho uma coleção de Air Max, na verdade de Nikes em geral, mas esse toca meu coração forte, muito pela parte de moda. Trabalho com isso e, cara, ele é de veludo vermelho, o cadarço é de veludo também. Esse tênis realmente é vanguarda. O veludo, aliás está super em voga, é só olhar qualquer pauta mundo afora, os pisantes, botas, sapatos de salto, tudo é de veludo. E o meu, que combina comigo, que é a minha cara, não podia ser outro senão um tênis, um Air Max incrível. Definitivamente ele é o meu preferido!"
Renata Americano é designer e uma carioca daquelas, que vive o significado da palavra na sua essência. É estilista, diretora criativa da marca Oh, Boy!, corredora, bailarina. Renata está sempre em movimento pelo mundo afora de olho nas tendências.
"Esse é o meu Air Max favorito primeiro porque eu adoro essa coisa do mimetismo, do camuflado, daquilo que se mistura com a paisagem, e em segundo lugar porque eu acho esse tênis lindo - as cores, ele é um tênis prático, combina com tudo. É um tênis fácil, eu passo um pano e ele está limpo. Posso andar em um lugar com muita poeira o dia inteiro que ele fica lindo.
Então ele é meio coringão do meu guarda-roupa pra qualquer situação, se eu vou pra um lugar mais wild, mais hardcore, ou se eu quero dançar, porque ele tem uma coisa de funcionalidade e estética muito particulares. É um tênis muito sharp, tem uma estética muito definida, funciona mesmo quando eu quero fazer um modelão. Tenho até medo que ele acabe um dia porque eu adoro."
Versatilidade define. Felipe Veloso é stylist, carioca de corpo e alma e um apaixonado por misturar coisas, tendências e cores. Já trabalhou com nomes tão diversos quanto seu estilo, como Gisele Bündchen, Caetano Veloso, Regina Casé e Isabela Capeto. Ávido corredor, seus posts no Instagram inspiram o mundo da moda diariamente a botar os tênis na pista!