A MÚSICA DO TÊNIS DE HERMETO PASCOAL
Exposição em São Paulo, neste domingo (2), exibe parceria artística multissensorial do músico com a Puma
Publicado em 05/2019
Fim de tarde no centro de São Paulo e com a luz da golden hour preenchendo a sala, fomos até o apartamento de Tiago Mari para entender toda a pira por trás do projeto que uniu Puma, Hermeto Pascoal e uma música no tênis.
Tiago é o responsável pela concepção do Hermeto Pascoal: A Música Universal e nos recebe contando uma história com tantas ramificações criativas, que é até difícil afunilar na linearidade de um texto. Mas, como o próprio Hermeto diz no vídeo do projeto “a gente não veio aqui pra esse mundo pra saber das coisas”.
Essa história começou no ano passado, com o aniversário de 50 anos do icônico tênis Suede que, “sem querer”, fez parte de vários movimentos culturais, como do hip-hop nos anos 70, do clubber nos anos 80 e do skate nos anos 90. “Nestes momentos, foi a cultura que ajudou a alavancar a marca e não o contrário. Hoje, a Puma do Brasil quer desenvolver ações que devolvam para a cultura o que ela nos proporcionou, sem tomar conta da cena ou se sobrepor a ela. Queremos nos conectar com os artistas e criar coisas juntos”, conta Tiago sobre o projeto que pretende deixar heranças culturais pelo mundo.
Poucas pessoas sabem que, além de ser um mago multi-instrumentista, Hermeto Pascoal também desenha e tem a mania de criar e rabiscar músicas em objetos. Então, a Puma o convidou para pintar uma música percorrendo 50 pares de tênis, que seriam expostos em um mural audiovisual e, depois, serviriam de presente para os amigos do músico.
“Enviamos os tênis e as canetas pra o Hermeto, mas voltou outra maluquice. Veio uma música na caixa e outras duas em cada pé de tênis. Ele ainda me explicou onde estava cada parte das músicas e que, se a gente fosse gravar, apenas uma pessoa saberia ler: o Itiberê Zwarg, baixista que toca com ele desde os anos 70”, fala Tiago. No dia em que o músico entregou as coisas, ele disse: “eu não estou fazendo isso por causa do sapato, estou fazendo por causa da música. Porque a música pode estar em qualquer coisa”.
A partir dali, o Itiberê fez as partituras no papel e foi gravada, com a banda, as três músicas que já estão disponíveis no Spotify no álbum “Música do Tênis”. Elas são: “A Música da Sacola do Tênis” (que na verdade é a da caixa, mas que o Hermeto prefere chamar de sacola), “Pé Direito do Tênis” e “Pé Esquerdo do Tênis” .
Como Hermeto mudou a ideia original do projeto e a música completa desenhada em trechos nos 50 tênis acabou não rolando, a marca chamou o artista Bruno Kurru para reproduzir a mão o desenho nos pares a serem presentados para os amigos do compositor. Em um breve papo pelo Instagram, Kurru contou que foi “um processo serial laborioso, hipnótico e disruptivo”.
Agora, a Puma deve mandar esses tênis para os 50 amigos do Hermeto, que incluem lendas do jazz americano, Alceu Valença, Egberto Gismonti e Seu Jorge. Todos vão dentro de um carron personalizado e em uma sacola (nesse caso, literalmente) com a estampa da caixa desenhada (que o Hermeto chama de sacola).
Depois veio o filme. “A gente decidiu fazer com crianças, porque vemos o Hermeto como uma alma infantil, com uma pureza muito grande na sua expressão artística, na sua curiosidade, na sua vitalidade e no seu constante estado de êxtase”, explica Tiago com a ajuda de Renan Soares, diretor de arte e curador da exposição.
Eles contam que, para o vídeo, havia um roteiro e um cenário pronto. Mas, no dia anterior à gravação, choveu muito e os impossibilitou de seguir com os planos. Mais uma vez, tiveram que improvisar, assim como jazz. “Bem Hermeto! Não foi ruim. Foi bom”, diz Tiago. Esse vídeo passa a mensagem da fala do músico ilustrada pela liberdade do brincar e de se expressar artisticamente da criança, que conversa muito com o trabalho dele.
Por fim, tudo isso será exibido na exposição montada no CCSP (Centro Cultural São Paulo), em São Paulo (SP), neste domingo, dia 2 de junho. Além do vídeo com as crianças, quem for ao evento poderá interagir com as instalações visuais, sensoriais e sonoras e também ver os tênis e a caixa originais, enquanto ouve as músicas desenhadas.
Ainda haverá um show do Hermeto Pascoal & Grupo. Convidados da Puma vão receber uma sacola personalizada com um kit que contém um mapa da exposição, um desenho do Hermeto, as partituras de piano das músicas e uma bexiga.
“A bexiga é um instrumento não convencional. Ela foi uma das coisas incidentalmente mais felizes da experiência. No dia da gravação, foi com o gritinho da bexiga que o Hermeto conseguiu chamar a atenção das crianças. É um objeto que coloca todo mundo em um lugar infantil. Ela não é instrumento convencional de sopro, é uma borracha. E, inclusive, fica a possibilidade dele propor uma interação com o público e reger uma orquestra de bexigas”, finaliza Renan.
Puma apresenta “Hermeto Pascoal: Música Universal”
Data: 2 de junho, domingo
Horário: das 14h às 20h (aberto ao público)
Show: 18h (retirada de ingressos duas horas antes – lugares limitados)
Endereço: CCSP – rua Vergueiro, 1.000, São Paulo (SP)